CBF confirma participação brasileira no Football for Friendship em 2021

CBF confirma participação brasileira no Football for Friendship em 2021

Em parceria com o Fluminense Football Club, Brasil contará com três representantes em evento global, que será realizado virtualmente nesta edição.

Assim como em 2020, Futebol pela Amizade será realizado de maneira virtual. Assim como em 2020, Futebol pela Amizade será realizado de maneira virtual.
Créditos: Divulgação/F4F

O Brasil confirmou sua participação na edição de 2021 do Football for Friendship (F4F - Futebol pela Amizade). Em parceria firmada entre CBF e Fluminense, o país contará com três representantes no evento criado para promover junto às futuras gerações princípios em sintonia com a paz e a cooperação mundial. Assim como em 2020, o projeto ocorrerá de forma virtual por conta das restrições sanitárias e de viagens impostas pela pandemia.

Sendo assim, o tradicional torneio de futebol presencial foi substituído pelo formato ‘E-sports’, de modo online. O game é disponibilizado para download gratuito no site da F4F. Presente desde 2016 e com retrospecto positivo no evento, o Brasil será representado por Raphaela Saade, de 16 anos, e Fábio Britto, 12, nas funções de treinadora e jogador, respectivamente. Além dos dois, Ester Camargo, de 14 anos, fará o papel de jornalista, cobrindo e divulgando nas redes sociais informações sobre o torneio e seus companheiros.

“É muito legal ter a oportunidade de conviver com pessoas de outros países para tentar compreender como é a cultura de cada um, como cada um pensa. Isso pode mudar nossa opinião sobre várias coisas, criar novas ideias”, contou Ester.

Antes dos dias do torneio online, são realizadas videoconferências nas quais se abordam os chamados “Nove Valores do F4F” (amizade, igualdade, honestidade, saúde, paz, dedicação, sucesso, respeito às tradições e honra). Com enfoque social sempre destacado, a CBF já foi condecorada no evento. A Confederação foi o primeiro grupo latino-americano a ser premiado com o troféu ‘Nine Values Cup’, dedicado a instituições com destacadas ações de responsabilidade social.

O Brasil também está bem representando na função de embaixador. Repetindo a dose do ano passado, o ex-jogador Roberto Carlos, campeão do mundo em 2002 vestindo a Amarelinha, será a ‘cara’ do evento. Em uma de suas sessões online de 2020, o evento entrou para o Guiness Book (Livro dos Recordes) ao reunir mais de 1000 internautas em um encontro sobre futebol. A expectativa é de que essa marca seja superada novamente em 2021.

Futebol Pela Amizade teve edição de 2020 totalmente online pela primeira vez Futebol Pela Amizade teve edição de 2020 totalmente online pela primeira vez
Créditos: Divulgação/F4F

A equipe vencedora do Football for Friendship 2021 leva para casa prêmio de 25 mil euros (cerca de R$ 160 mil). Os times que completarem o pódio também embolsarão uma quantia de 5 mil euros (cerca de R$ 32 mil). A grande final do evento será realizada no último domingo de maio e poderá ser acompanhada, assim como as partidas preliminares, pelo site oficial da entidade F4F.


Veja mais