Belo Horizonte fecha temporada 2019 do CBF Social com chave de ouro

Belo Horizonte fecha temporada 2019 do CBF Social com chave de ouro

Maior edição do programa agitou a capital mineira entre os dias 5 e 8 dezembro, e contou com a mobilização de clubes, prefeituras e entidades sociais do estado

CBF Social encerra temporada em BH CBF Social encerra temporada em BH
Créditos: CBF

Despertar a paixão pelo jogo, promover oportunidades a centenas de garotas que sonham com um futuro no futebol, capacitar profissionais, dar visibilidade aos clubes e às competições organizadas pelas federações estaduais. Resumindo, unir forças de pessoas e entidades para transformar a realidade do futebol feminino no país. Estes são apenas alguns dos objetivos do Programa CBF Social de Futebol Feminino, que segue percorrendo o Brasil e chega ao final de sua segunda temporada com grandes motivos para comemorar.

Em parceria com a Federação Mineira de Futebol (FMF), foi a vez de Belo Horizonte receber a sétima edição do programa entre os dias 5 e 8 de dezembro. A agenda do evento contou com um pacote de atividades e atrações especiais, que ocorreram paralelamente a duas grandes competições: a final do Campeonato Mineiro Feminino 2019 e a abertura do primeiro Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16, organizado pelo Departamento de Competições da CBF.

CBF Social encerra temporada em BH CBF Social encerra temporada em BH
Créditos: CBF

Palestras e Mesas de Debate abrem o evento

As atividades começaram na quinta-feira (05). Pela manhã, a embaixadora Michael Jackson visitou o SESC Venda Nova e palestrou sobre sua trajetória no futebol a alunas da Rede Sesc Ação Comunitária, uma iniciativa da entidade que reúne escolas, associações de bairro, ONGs e outras organizações de apoio comunitário. Enquanto isto, no auditório da Universidade FUMEC, dezenas de voluntários participavam de um Workshop e recebiam orientações sobre como atuar no evento.

Na parte da tarde, o Seminário CBF Social de Futebol Feminino abriu oficialmente a edição de BH. Aproximadamente 300 pessoas estiveram presentes para assistir a uma maratona de palestras e mesas de debate, com temáticas diversas. Entre os destaques da programação recheada de craques, as participações da ex-atleta da Seleção e integrante do Conselho de Craques da CBF, Michael Jackson, da Técnica da Seleção Brasileira Sub-17, Simone Jatobá, além de profissionais de América, Atlético, Cruzeiro e Internacional.

CBF Social encerra temporada em BH CBF Social encerra temporada em BH
Créditos: CBF

400 garotas em campo na Seletiva e no Festival

A sexta-feira (06) ficou marcada pela realização da Seletiva de Clubes, uma longa sessão de avaliações que contou com a participação de 300 jovens jogadoras, distribuídas nas categorias Sub-16 e Sub-19. Caravanas organizadas por prefeituras, clubes e profissionais abnegados, partiram do interior rumo ao SESC Venda Nova levando dezenas de atletas. A avaliação e seleção das finalistas ficou a cargo de representantes técnicos dos clubes mineiros América, Atlético, Cruzeiro e Futgol, além de Palmeiras (SP) e Internacional (RS). Ao final da Seletiva, aproximadamente vinte atletas foram contatadas pelos observadores técnicos e convidadas a participar de um período de treinamento nos respectivos clubes.

No Sábado (07) pela manhã, ocorreu o tradicional Festival de Futebol para meninas entre 08 e 13 anos. Aproximadamente 100 crianças receberam kits com uniforme do programa e participaram da atividade. Mais do que jogar, elas se divertiram muito ao longo de 12 estações de jogos e brincadeiras, conduzidas em clima de muita descontração e alegria pelos voluntários do programa, outro destaque do evento.

Decisão Mineira e Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16

A tarde do sábado ficou reservada para a grande final do Campeonato Mineiro Feminino 2019, promovido pela FMF. Em uma partida eletrizante, jogada debaixo de muita chuva e finalizada com um empate de 1 x 1 no tempo normal, o Cruzeiro superou o América nos pênaltis e conquistou o seu primeiro título na modalidade.

Enquanto o Festival e a Final do Mineiro aconteciam no SESC Venda Nova, em Nova Serrana e Sete Lagoas era dado o pontapé inicial do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16. A nova competição da CBF contou com a participação de doze clubes brasileiros e teve 6 partidas disputadas em sua primeira rodada, ainda no sábado. 

O domingo (08), que seria de folga, foi transformado em uma oportunidade de aprendizado e orientação para as jovens jogadoras. Encerrando a sétima edição do CBF Social de Futebol Feminino, as doze delegações se reuniram no Hotel Ouro Minas para assistir a uma rodada de palestras educativas. Fernando Solera, coordenador da Comissão Antidopagem da CBF, falou sobre a prevenção ao doping no futebol feminino, seguido pela médica do América Mineiro Flávia Magalhães, que abordou as particularidades da mulher-atleta. Finalizando a sessão, a técnica da Seleção Brasileira Sub-17, Simone Jatobá, deu um depoimento sobre sua trajetória como jogadora no futebol, orientando e aconselhando as atletas sobre como se comportar para chegar, no futuro, à Seleção Brasileira.

CBF Social encerra temporada em BH CBF Social encerra temporada em BH
Créditos: CBF

Crescimento do Programa e Perspectivas

A Edição de Belo Horizonte foi a maior já realizada, mostrando a força e o crescimento sustentado do programa. Diogo Netto, gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da CBF, avaliou o evento.

- BH representa um marco para o CBF Social de Futebol Feminino. Tivemos uma mobilização enorme dos clubes e de prefeituras, tanto na capital quanto em cidades do interior, além do apoio de entidades sociais e de iniciativas individuais. Foi formada uma verdadeira rede de colaboração, que permitiu que o evento alcançasse uma outra dimensão. Foram centenas de pessoas impactadas diretamente pelas nossas ações nesta etapa, milhares ao longo do ano por onde passamos. Para 2020, muitas Federações Estaduais já manifestaram o interesse de receber o programa e estamos no processo de definição do calendário. Muitas novidades vêm por aí.


Veja mais