Maldonado é o "gringo" na Licença PRO da CBF Academy

Maldonado é o "gringo" na Licença PRO da CBF Academy

Ex-meia Maldonado, com passagens por Santos, Cruzeiro, Flamengo, São Paulo e Corinthians, é um dos alunos da CBF Academy. Hoje ele é auxiliar do Colo Colo (CHI)

Maldonado é o único gringo na Licença PRO da CBF Academy

Créditos: CBF

Dentre tantos técnicos brasileiros cursando a Licença PRO, na Granja Comary, há um estrangeiro. O "gringo" da turma até fala bem o português, mas é chileno e atualmente está em um clube de seu país de origem. Trata-se de Maldonado, auxiliar-técnico do Colo Colo.

Meio campista com passagens por Santos, Cruzeiro, Flamengo, São Paulo e Corinthians, Maldonado tem buscado conhecimento fora do campo nos cursos da CBF Academy. Já formado na Licença A, ele está ao lado de Tite, Mano Menezes, Dunga e tantos outros na Licença PRO.

– É um privilégio poder participar dessa turma, com Tite, Mano, Dunga. A gente tenta espremer eles o tempo todo para tirar coisas boas e que vão ficar para o futuro.

Com a carreira fora das quatro linhas ainda no começo, Maldonado garante que não tem pressa para assumir um clube como o treinador principal. Por hora, o objetivo é aprender e evoluir como auxiliar técnico e também nos cursos. Quando a oportunidade pintar, a ideia é estar preparado.

– Eu acredito que a nossa formação como jogador é outra coisa, uma filosofia diferente, mas como treinador é muito diferente. Você tem que gerir um grupo, gerir 30 caras com pensamentos diferentes. Que no futuro você possa ter um conhecimento amplo, unindo a fase de jogador e agora de treinador.

Fluente em português e com uma relação sólida com o Brasil, ele não enrola muito para explicar o motivo de ter escolhido as Licenças da CBF Academy para estudar. Além do conteúdo multidisciplinar, a oportunidade de estar ao lado de feras do futebol nacional é única.

– Já estou me preparando há três anos. Tenho feito todas as licenças e para mim esse era o último curso que eu precisava para me formar de vez.