Simulação de mercado de transferência marca turmas de Intermediários, Gestão e Executivos de Futebol

Simulação de mercado de transferência marca turmas de Intermediários, Gestão e Executivos de Futebol

Terceira edição de atividade integrada reúne turmas de três cursos da CBF Academy

Simulação de mercado de transferência marca turmas de Intermediários, Gestão e Executivos de Futebol Simulação de mercado de transferência marca turmas de Intermediários, Gestão e Executivos de Futebol
Créditos: Reprodução

Desde o primeiro semestre de 2021, as turmas de Executivos de Futebol e Intermediários de Futebol da CBF Academy se unem em um momento do curso para participar de uma simulação do mercado de transferências. Nesta quarta-feira (4), a atividade começou a ser realizada por Daniel Pitta, Felipe Pestana, e Roberto Barracco e inclui, pela primeira vez, alunos da turma de Gestão de Futebol.

“O objetivo da atividade é explorar, na prática, as dinâmicas de negociação no mercado de transferência do futebol vistas em aula. É uma chance a mais dos alunos colocarem em prática, num ambiente seguro, as ferramentas que viram no curso e testar o que funciona pra cada um”, disse Barracco.

A simulação se dá da seguinte forma: os intermediários e os executivos se dividem para representar cada um sua categoria e, assim, os alunos são organizados em duplas ou individualmente. Os intermediários são responsáveis pela gestão de carreira de uma carteira de atletas, enquanto os executivos são responsáveis pela gestão de elenco de clube. Inicialmente, todos recebem uma visão geral do mercado com informações iguais. Além disso, cada intermediário recebe uma instrução específica com objetivos para cada cliente e cada executivo recebe uma instrução específica com objetivos do clube que gere.

Na primeira aula, são feitas a divisão dos alunos, a explicação das regras e a abertura do mercado. Após isso, as turmas vivem, durante uma semana, uma simulação da vida real: os alunos devem fazer contato uns com os outros por qualquer meio (podendo ser via WhatsApp, e-mail, etc) para negociar. A cada negociação fechada um dos responsáveis deve enviar um e-mail com todos os dados da operação para os coordenadores da atividade, como uma “gestão web” ou FIFA/TMS na prática. Depois desta etapa, todos os que participaram da operação devem validar com um “ok” via e-mail para que os coordenadores registrem a operação e tragam o resultado no orçamento de cada clube envolvido. A última etapa acontece na semana seguinte, quando Barracco, Pestana e Pitta fecham a janela e passam o feedback para a turma. A partir daí, observam o resultado final, conversam sobre os destaques de cada aluno e passam uma visão geral do que viram acontecer.

A edição deste semestre reunirá participantes dos cursos de Intermediários de Futebol, Executivos de Futebol e, pela primeira vez, de Gestão de Futebol. Anteriormente, já participaram também alunos do curso de Governança e Conformidade e de Executivos de Estratégia e Finanças. Idealizadores da atividade, Barracco e Pestana contam que quando estavam estruturando os cursos pensaram nas aulas de negociação e se lembraram o quão importantes haviam sido as simulações e exercícios práticos em suas formações no mestrado.

“Nisso, a gente pensou em como podíamos estruturar algo que fosse interessante e útil pro pessoal do Programa de Formação de Intermediários. E uma sacada genial foi envolver na criação do programa o Daniel, que é responsável pela aula de negociação na Turma de Executivos de Futebol. Aí o Daniel veio para a equipe e montamos em 6 mãos a simulação. Assim, é um jeito de trazer uma vivência para os alunos do que eles viram em aula nos seus respectivos cursos”, disse Barracco.