Por Dentro da Gestão de Futebol

Por Dentro da Gestão de Futebol

Saiba mais sobre uma das áreas mais importantes e necessárias fora das quatro linhas

Por Dentro da Gestão de Futebol Por Dentro da Gestão de Futebol
Créditos: Divulgação

A Gestão nos Clubes de Futebol sempre foi pauta de debates entre jornalistas, especialistas e dirigentes de Clubes. Entretanto, nos últimos tempos, tem se observado a expansão destas discussões entre os torcedores e influenciadores digitais nas redes sociais. Este fenômeno tem se intensificado ainda mais quando se fala em SAF, Clube-empresa ou profissionalização da gestão. Mas o que podemos esperar destas transformações todas em nosso Futebol?

Quer saber mais? Acompanhe até o final e boa leitura!

Profissão Gestor de Futebol, o que vamos ver nesta matéria:

- Qual a função do Gestor de Futebol?

- O que se espera do Gestor de Futebol?

- Em quais organizações o Gestor de Futebol pode trabalhar?

- Como me tornar um Gestor de Futebol pela CBF Academy?

O Futebol sempre foi a paixão do brasileiro. Mas o Futebol bem jogado e as boas competições são consequência de muito trabalho nos bastidores. Não se cria um time competitivo apenas escolhendo jogadores. Toda a organização precisa estar alinhada em processos estratégicos dinâmicos e adaptados à realidade do mercado. Ao mesmo tempo, os Clubes, as Federações, Confederações, Ligas e outros stakeholders precisam estar preparados para um ambiente inovador que incorpore todas as necessidades que uma boa competição exige. E como vamos mudar tudo isto? Somente com novas competências e capacidades vamos conseguir responder às novas demandas do mercado.

Qual a função do Gestor de Futebol?

O Gestor de Futebol trabalha com todas as funções de âmbito gerencial em organizações ligadas direta ou indiretamente a indústria do Futebol. A gestão financeira, de pessoas, processos, marketing, inovação, planejamento estratégico, bem como gestão de áreas técnicas do Clube, como logística e operações de jogo, gestão de centros de treinamento e de arenas são algumas das funções desempenhadas pelo Gestor de Futebol.

O que se espera do Gestor de Futebol?

Se espera do Gestor de Futebol um comportamento ético, responsável, mas acima de tudo dinâmico e eficiente para auxiliar as organizações a se tornarem mais competitivas e vitoriosas, sem perder o equilíbrio com a gestão financeira e as questões de responsabilidade social com as quais um Clube de Futebol precisa se comprometer. Espera-se também uma atuação inovadora e com ênfase em resultados sustentáveis em médio e longo prazo.

Em quais organizações o Gestor de Futebol pode trabalhar?

O Gestor de Futebol trabalha em Clubes de Futebol, sejam Associações, Clubes-empresa ou SAF. Esse Gestor está credenciado, ainda, a atuar em Federações, Confederações, Ligas, empresas de marketing esportivo, Centros de Treinamento, arenas esportivas e indústria do Esporte em geral. Neste caso, o mais importante é o comprometimento dos Gestores com o segmento específico.

Como me tornar um Gestor de Futebol?

Para se tornar um Gestor de Futebol, há alguns caminhos possíveis. É recomendado que o candidato inicie o percurso cursando uma Graduação em Administração ou Educação Física e complemente com cursos da área. A CBF Academy possui uma Escola de Gestão e Negócios com dez cursos relacionados ao segmento. A trilha de conhecimento percorre o caminho desde o nível básico com o curso Introdução aos Negócios do Futebol. No nível geral estão os cursos Gestão de Futebol, Gestão de eSports, Gestão de Escolas de Futebol e Futsal. Já para especialização, há cursos de Executivos de Futebol, Marketing e Vendas, Governança e Conformidade, Intermediários, Formação Jurídica. E no último degrau de conhecimento está o está o nível PRO com o curso de Estratégia e Finanças.


Veja mais

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL SEMP TechnoGym StatSports Kin Analytics Globus Italian Excellence