Por Dentro da Análise de Desempenho

Por Dentro da Análise de Desempenho

Entenda quais as atribuições do profissional desta área que vem ganhando espaço no cenário brasileiro

Por Dentro da Análise de Desempenho Por Dentro da Análise de Desempenho
Créditos: Divulgação

Dentre as profissões presentes em equipes de futebol profissional ou de formação, uma das que vêm despontando de forma mais significativa nos últimos tempos é a de analista de desempenho. Já consolidado no futebol europeu há alguns anos, o cargo surge no Brasil como uma área das ciências do esporte que vem revolucionando a forma de observar e interpretar o jogo de Futebol.

Quer saber mais? Acompanhe até o final e boa leitura!

Profissão Analista de Desempenho, o que vamos ver nesta matéria:

- Qual a função do Analista de Desempenho?

- O que faz o Analista de Desempenho no dia a dia?

- Qual o impacto do trabalho do Analista de Desempenho?

- Como me tornar um Analista de Desempenho?

Tendo o futebol se tornado um esporte objetivo, o foco está em minimizar os erros e observar cada ação para otimizar o rendimento de uma equipe. A partir da análise de dados de uma partida, podem ser melhorados esquemas táticos e a performance dos atletas, além de ajudar o treinador em sua tomada de decisão.

É preciso que sejam fornecidos mais do que apenas dados, mas também feedbacks objetivos, quantitativos e qualitativos a respeito de jogos, treinos, rivais, jogadores, etc. Com o fortalecimento dessa tendência, surgiram ainda os softwares para auxiliar e acelerar o trabalho do Analista de Desempenho, que tem se firmado como um profissional indispensável nas comissões técnicas. 

Qual a função do Analista de Desempenho?

O Analista de Desempenho é responsável por abastecer treinadores, jogadores e Diretoria com informações de treinos e jogos, tanto de forma individual quanto coletiva, para auxiliá-lo em suas tomadas de decisões e movimentos estratégicos com a equipe.

Nas Categorias de Base as informações são utilizadas visando a melhoria do processo de formação, enquanto nas equipes profissionais o foco é a performance.

Diariamente, o analista deve recolher dados e informações dos treinos e jogos, analisar, traduzir e transmitir os resultados obtidos nas análises para o Treinador para que, em seguida, ele possa decidir como utilizar estas informações (seja criando novos treinos para o grupo ou individualmente, verificando se as táticas do time estão evoluindo de acordo com o desejado ou criando estratégias de melhorias contínuas).

É de suma importância que o Analista de Desempenho seja grande conhecedor dos conteúdos e conceitos do Futebol para poder avaliar o andamento dos treinos e jogos, dos times e jogadores.

O que faz o um Analista de Desempenho no dia a dia? 

Em seu dia a dia, o analista busca as informações com o Treinador e Auxiliares a respeito dos objetivos de treinos e jogos. A partir disto, cria um protocolo de registro e recolhimento de dados (através de observação, filmagens, softwares, planilhas ou papel e caneta). Após recolher estes dados, o profissional avalia se os objetivos foram alcançados ou não de forma individual e coletiva, e também fornece os resultados das análises ao Treinador e aos jogadores e jogadoras.

O Analista de Desempenho também trabalha em outra vertente, relacionada à prospecção de talentos, ao acompanhamento do desenvolvimento dos jogadores em cada categoria até o profissional e ainda a compra e venda de jogadores.

Qual o impacto do trabalho do Analista de Desempenho?

O maior impacto do trabalho deste profissional está relacionado à clareza do desempenho individual e coletivo da própria equipe, análise dos adversários e oportunidades de compra e venda de jogadores, contribuindo assim para a melhoria do time em geral, de esquemas táticos, da performance dos atletas, e da tomada de decisão do Treinador.

Como me tornar um Analista de Desempenho?

Aos interessados em seguir na profissão de Analista de Desempenho, é necessário possuir uma boa formação, com estudos específicos da área. A CBF Academy possui cursos que capacitam o profissional para trabalhar tanto em Categorias de Base quanto no Futebol Profissional. Para ingressar, basta possuir Ensino Médio completo. Já para os que se interessam em conhecer as ferramentas disponíveis para análise de desempenho, também há três níveis de cursos.

Mais informações em:

Análise de Desempenho nas Categorias de Base: https://www.cbf.com.br/cbfacademy/pt-br/cursos/17-analise-de-desempenho-nas-categorias-de-base

Análise de Desempenho no Futebol Profissional: https://www.cbf.com.br/cbfacademy/pt-br/cursos/13-analise-de-desempenho-no-futebol-profissional

Ferramentas de Análise de Desempenho: aplicações práticas – Nível 1: https://www.cbf.com.br/cbfacademy/pt-br/cursos/56-ferramentas-de-analise-de-desempenho-aplicacoes-praticas-nivel-1

Ferramentas de Análise de Desempenho: aplicações práticas – Nível 2: https://www.cbf.com.br/cbfacademy/pt-br/cursos/68-ferramentas-de-analise-de-desempenho-aplicacoes-praticas-nivel-2

Ferramentas de Análise de Desempenho: aplicações práticas – Nível 3: https://www.cbf.com.br/cbfacademy/pt-br/cursos/133-ferramentas-de-analise-de-desempenho-aplicacoes-praticas-nivel-3


Veja mais

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL SEMP TechnoGym StatSports Kin Analytics Globus Italian Excellence