Por Dentro dos Executivos de Futebol

Por Dentro dos Executivos de Futebol

Saiba tudo sobre a profissão que se consolida cada vez mais no mercado brasileiro

Por Dentro dos Executivos de Futebol Por Dentro dos Executivos de Futebol
Créditos: Reprodução

O futebol, mais do que apenas um esporte, é um negócio em todo o mundo. Ele movimenta gigantes cifras, atua como fonte de renda para diversos públicos e também gera a valorização de outros negócios. A indústria esportiva representa um dos maiores mercados de entretenimento do mundo, movimentando bilhões de dólares anualmente.

Para a administração de algo deste porte, cada vez mais se faz necessária a contratação de profissionais capacitados e que trabalhem pela boa gestão e por uma clara definição de estratégias e objetivos. É neste cenário surge a profissão do Executivo de Futebol no exterior e que veio a se consolidar no Brasil posteriormente com diversos nomes expoentes.

Se você tem interesse em saber mais sobre o que faz um Executivo de Futebol, acompanhe até o final!

Profissão Executivo de Futebol, o que vamos ver nesta matéria:

  • Qual a função do Executivo de Futebol?
  • O que faz o Executivo de Futebol no dia a dia?
  • Quais são as principais características e habilidades que um Executivo de Futebol precisa ter?
  • Como me tornar um Executivo de Futebol?

Desde o surgimento da profissão de Executivo de Futebol, estes profissionais vêm se tornando cada vez mais importantes para a gestão dos clubes e de seus departamentos de futebol. No Brasil, estas figuras começaram a surgir nos anos 2000 com a ampliação da estrutura dos departamentos de clubes, quando se tornou necessário ter um profissional dedicado a este gerenciamento.

 Qual a função do Executivo de Futebol?

O Executivo de Futebol tem como função proporcionar e administrar o bom funcionamento dos departamentos de futebol dos clubes (base e profissional). É ele o responsável por contratar reforços para o time, administrar o orçamento do clube, dialogar com as mais diversas áreas e representar o clube junto a entidades esportivas e federações. A partir do surgimento deste profissional, foi diminuído o poder dos antigos gestores que tinham funções políticas.

O que faz o Executivo de Futebol no dia a dia?

No dia a dia o Executivo de Futebol deve dialogar com todas as áreas do clube para gerenciar as várias ações que serão tomadas e que impactam diversos departamentos e atender as mais diversas necessidades que possam surgir.

Segundo a Associação Brasileira dos Executivos de Futebol (ABEX), algumas das atribuições deste profissional passam por “organizar, coordenar e supervisionar todas as atividades do clube relacionadas com o Futebol; observar atletas para contratação e acompanhar a delegação em viagens; supervisionar e gerenciar os processos de vendas, empréstimos e compras de atletas; e elaborar o orçamento do Departamento de Futebol”.

Quais são as principais características e habilidades que um Executivo de Futebol precisa ter?

É preciso que o Executivo de Futebol tenha grande conhecimento sobre gestão de pessoas, boas habilidades gerenciais, conhecimento de normas e leis que regem o futebol, saiba falar idiomas (inglês e espanhol) e tenha um verdadeiro espírito de liderança com valores bem definidos para que ele possa sempre atuar de forma estratégica conforme os interesses do clube e não de maneira política.

Também é importante que ele tenha conhecimento financeiro para lidar com orçamentos e relatórios de custos, conhecimento técnico e também habilidades interpessoais (como por exemplo escuta ativa, negociação, empatia, ética, boa comunicação, respeito, etc) para o relacionamento com outros profissionais.

Como me tornar um Executivo de Futebol?

Para os interessados em seguir a profissão de Executivo de Futebol, é necessário adquirir conhecimento técnico e acadêmico. É recomendado que o aspirante inicie o percurso cursando uma Graduação em Administração ou áreas correlatas e complemente com cursos da área.

A CBF Academy oferece o curso Executivos de Futebol que tem como objetivo promover reflexões e apresentar conhecimentos, técnicas e ferramentas relacionadas à gestão de departamentos de Futebol (Profissional e Base) e à atividade do Executivo de Futebol, desenvolvendo nos participantes competências e habilidades que os permitam atuar com eficácia nesta área, contribuindo de forma decisiva para a obtenção de resultados esportivos sustentáveis nos clubes.

Para mais informações sobre o curso, acesse https://www.cbf.com.br/cbfacademy/pt-br/cursos/44-executivos-de-futebol.


Veja mais

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL SEMP TechnoGym StatSports Kin Analytics Globus Italian Excellence