Pela primeira vez, equipe feminina participa de atividade prática na CBF Academy

Pela primeira vez, equipe feminina participa de atividade prática na CBF Academy

Jogadoras da equipe Sub-18 e Sub-16 do Fluminense foram objeto de estudo dos alunos da Licença A da CBF Academy durante atividade prática.

Jogadoras da equipe Sub-18 e Sub-16 do Fluminense foram objeto de estudo dos alunos da Licença A da CBF Academy durante atividade prática. Jogadoras da equipe Sub-18 e Sub-16 do Fluminense foram objeto de estudo dos alunos da Licença A da CBF Academy durante atividade prática.
Créditos: Gaspar Bruno/CBF

A última segunda-feira (28) se tornou uma data importante na trajetória da CBF Academy. Pela primeira vez, uma equipe feminina se tornou o foco de estudo durante uma atividade prática do curso. Através de movimentações e jogadas específicas, atletas do Sub-18 e Sub-16 do Fluminense ajudaram os alunos da Licença A presentes na Granja Comary a concretizarem o aprendizado teórico com situações de jogo dentro de campo.

Dentre os alunos da turma de setembro da Licença A, também estavam expoentes do futebol feminino no país, como Jonas Urias, técnico da Seleção Feminina Sub-20, Lindsay Camila, primeira mulher a vencer a Libertadores da América como técnica, e Simone Jatobá, técnica da Seleção Feminina Sub-17. Outro estudante que agregou prestígio ao grupo foi o pentacampeão Kaká. Professora da CBF Academy e treinadora da equipe principal do Santos, Tatiele Silveira elogiou o ímpeto da turma durante o aprendizado.

Os alunos da Licença A (ao fundo) acompanharam de perto as situações de jogo simuladas pelas jovens do Tricolor Carioca Os alunos da Licença A (ao fundo) acompanharam de perto as situações de jogo simuladas pelas jovens do Tricolor Carioca
Créditos: Gaspar Bruno/CBF

“Saldo muito positivo, uma turma muito participativa. Foi muito legal nosso debate lá em cima. Eles também puderam contribuir com as experiências. Tínhamos vários treinadores do futebol feminino. Fiquei muito feliz quando cheguei na turma e vi esse pessoal terminando essa qualificação. Aqui no campo foi muito legal trazer as meninas para realizar a parte prática, isso nos aproxima cada vez mais da realidade, do que tento apresentar para eles na parte teórica e também na parte prática, com as meninas reproduzindo. Com a equipe do Fluminense, que é um formador de atletas. É bacana vir e contribuir não só com um olhar teórico, mas também com a prática”, frisou.

Com olhares atentos, as atletas do Fluminense seguiram as orientações da professora Tatiele Silveira Com olhares atentos, as atletas do Fluminense seguiram as orientações da professora Tatiele Silveira
Créditos: Gaspar Bruno/CBF

Em entrevista ao site da CBF, Jonas Urias exaltou a presença de Tatiele no comando das aulas, assim como a atividade prática com a equipe de base do Fluminense. Segundo o técnico da Seleção Feminina Sub-20, a experiência na Granja tem sido de extrema valia, além de ajudar no fomento do futebol feminino.

“Ter uma aula, na Licença A da CBF Academy, como todo o peso que uma Licença A tem, com uma treinadora da elite do futebol brasileiro feminino já é algo fantástico. Já se quebra algumas barreiras importantes para a modalidade. E poder depois assistir na prática um dos clubes que faz um trabalho de longo prazo e sério dentro das categorias de base do futebol feminino é fantástico. Com certeza aqui foram plantadas sementes que serão fundamentais para o desenvolvimento da nossa modalidade, uma vez que cada professor e treinador que estão aqui vão levar essa semente para o seu estado, clube. O futebol feminino foi muito bem representado hoje”, opinou.

Técnico da Seleção Feminina Sub-20, Jonas Urias exaltou a importância dessa turma para a modalidade Técnico da Seleção Feminina Sub-20, Jonas Urias exaltou a importância dessa turma para a modalidade
Créditos: Gaspar Bruno/CBF

Com vasta experiência quando o assunto é futebol feminino, Lindsay Camila foi na mesma linha e afirmou que a modalidade ocupa cada vez mais espaços. Ex-auxiliar técnica da Seleção Sub-17 e primeira mulher campeã da Libertadores como treinadora, a jovem profissional também relembrou a recente final do Brasileirão Feminino Neoenergia, disputada no último domingo (26), que consagrou o Corinthians no duelo diante do Palmeiras.

“Anteontem a gente teve a final do Brasileiro, hoje temos aqui a Tatiele (como professora), primeira treinadora campeão nacional da primeira divisão. É muito importante essa atividade com uma equipe feminina. Estamos trazendo o futebol feminino para ser observado por ex-atletas, campeões do mundo, campeões de Libertadores. Então a gente traz o que está se tornando o futebol feminino. Isso pode mexer com esses profissionais que estão vindo para o futebol, e ao mesmo tempo oportunizando mulheres, atletas, treinadoras, mostrando que dá para fazer e ter essa capacitação para ser treinadora”, destacou Lindsay.

Primeira mulher a ser campeã da Libertadores da América como técnica, Lindsay Camila também compôs a turma da Licença A presente na Granja Comary Primeira mulher a ser campeã da Libertadores da América como técnica, Lindsay Camila também compôs a turma da Licença A presente na Granja Comary
Créditos: Gaspar Bruno/CBF

Sobre a CBF Academy

A CBF Academy é o braço educacional da CBF e tem como missão desenvolver o futebol e todo o seu ecossistema levando conhecimento, inovação e paixão mundo afora. Inicialmente chancelados pela CBF, em 2009, os cursos passaram a ser realizados pela CBF Academy, a partir da sua criação, em 2016. Desde então, mais de 10 mil alunos já foram formados e certificados.

O portfólio é composto por 55 cursos, que estão divididos em escola Técnica (como, por exemplo, na formação de técnicos através das Licenças PRO, A, B e C; análise de desempenho; preparação física e de goleiros; direito esportivo), e de Gestão & Negócios.

Em 2020, todo o seu conteúdo teórico foi digitalizado, oferecendo aos alunos a oportunidade do ensino remoto em qualquer lugar. Foram também lançadas as três primeiras turmas internacionais, no Japão, Tailândia e China. Ainda no ano passado, foi criada a Academy & Science, uma plataforma destinada à publicação de artigos científicos envolvendo o mundo do futebol.

Turma de Setembro Licença A CBF Academy - Granja Comary Turma de Setembro Licença A CBF Academy - Granja Comary
Créditos: Gaspar Bruno/CBF