Marcos Motta destaca importância do curso de Gestão do Futebol

Marcos Motta destaca importância do curso de Gestão do Futebol

Advogado foi um dos palestrantes desta sexta-feira (24) no Curso de Gestão e ressaltou a necessidade dos profissionais estarem sempre atualizados com o mercado

VI curso de Gestão do Futebol - Módulo III - Marcos Motta

Créditos: Priscila Mesquita/CBF Academy

O VI Curso de Gestão do Futebol, da CBF Academy, entrou no seu terceiro módulo nesta quinta-feira (23) com o tema Direito Esportivo. No primeiro dia, Luiz Felipe Santoro e Marcelo Jucá foram os responsáveis pelas aulas. Iniciando esta sexta-feira (24), o advogado Marcos Motta foi quem palestrou a respeito dos Direito Internacional no Futebol. Nos módulos I e II, os participantes tiveram palestras sobre Estrutura, governança e organização do futebol e Planejamento estratégico no futebol. 

Em sua apresentação, Marco Motta destacou as questões jurídicas que estão envolvidas no futebol, como a formatação de uma contratação, a evolução das formas de contrato ao longo dos anos, os novos sistemas de registro de um contrato, as novas regras da FIFA para o mercado e os órgão responsáveis pela regulamentação das leis que fazem parte do esporte. 

– É um mercado extremamente dinâmico, que demanda um atualização constante dos profissionais envolvidos simplesmente porque não há mais lugar para amadorismo no meio do esporte. Esse tipo de iniciativa da CBF já faz parte do calendário do futebol nacional, é um curso internacionalmente reconhecido e é fundamental para que se mantenha o nível e capacitação dos profissionais que movem o dia a dia do futebol brasileiro - destacou Motta. 

Há quase 25 anos no meio do futebol, o advogado também ressaltou a importância dos diversos departamentos de um clube de futebol estarem integrados, visto que não se tem como analisar uma transferência ou uma gestão profissional sem que haja influência do jurídico. 

– Tudo é acerca de regulamentos, os regulamentos de contratação, os regulamentos do dia a dia do clube. Ou seja, o jurídico e os outros departamentos, como financeiro e departamento de futebol, eles conversam entre si no dia a dia e o jurídico está envolvido nesse contexto - ressaltou.

O Módulo III do curso de Gestão de Futebol vai até sábado (25) e tem como foco o Direito Esportivo. Ao todo, serão oito módulos que vão durar até novembro. Com um encontro por mês, o curso possui uma carga horária de 160 horas. Ao final de cada módulo, os participantes serão submetidos a avaliações, além de realizarem um projeto aplicativo que será entregue na conclusão do curso. 

Confira abaixo todos os módulos do curso de Gestão de Futebol.

MÓDULO I – Estrutura, governança e organização do futebol 

MÓDULO II – Planejamento estratégico no futebol

MÓDULO III – Direito desportivo

MÓDULO IV – Marketing esportivo e gestão comercial

MÓDULO V – Gestão financeira, liderança e gestão de pessoas no futebol

MÓDULO VI – Gestão de operações - eventos, arenas e competições

MÓDULO VII – Gestão da comunicação no futebol

MÓDULO VIII – Gestão técnica do departamento de futebol

 


Veja mais