Lateral-esquerda Tamires será primeira Embaixadora da CBF Academy

Lateral-esquerda Tamires será primeira Embaixadora da CBF Academy

A lateral-esquerda, destaque do Corinthians e com carreira consolidada na Seleção Brasileira, será a porta-voz de educação profissional para as mulheres do futebol

Lateral-esquerda Tamires será primeira Embaixadora da CBF Academy Créditos: Kin Saito/RiosCom

Fundada em 2016 com objetivo de contribuir de forma relevante e ativa na capacitação de profissionais que atuam no futebol, a CBF Academy – instituição educacional da CBF –, terá pela primeira vez uma atleta como embaixadora. A jogadora Tamires, destaque da Seleção Brasileira e do Corinthians, foi o nome escolhido para atuar como porta-voz da educação para as mulheres do futebol.

Como Embaixadora, Tamires terá entre outras missões carregar a bandeira da importância de atletas ampliarem o conhecimento e vislumbrar um futuro profissional para além das quatro linhas. O planejamento de carreira e a busca por qualificação são pilares que dão norte ao trabalho desenvolvido pela CBF Academy.

“O perfil da Tamires simboliza exatamente o que estamos buscando para representar a CBF Academy. É uma profissional que atua em alto nível há um bom tempo e sabe como é importante olhar para o futuro. Ela tem o desejo de seguir contribuindo com o futebol quando chegar o momento de deixar os gramados, e mesmo que isso só vá acontecer daqui alguns anos, esse trabalho já começa agora: se capacitando e ampliando a mensagem para a comunidade do futebol feminino e masculino”, destaca Michel Mattar, coordenador da CBF Academy.

Referência técnica em campo, Tamires também exerce um papel de liderança em suas equipes. A capitã do Corinthians no momento entende que a capacitação deve ser o fio condutor da visão de longo prazo e ressalta como foi receber o convite inédito.

“Me sinto muito honrada em representar a CBF Academy como Embaixadora e levar adiante esse propósito de capacitação de quem trabalha ou quer trabalhar com o futebol. Fiz parte da primeira turma da Escola de Futebol Feminino da CBF Academy, tenho planos de continuar participando de cursos e licenças, e, principalmente, poder usar a minha voz para trazer outras pessoas, homens e mulheres, para estudar e ajudar o desenvolvimento do nosso esporte.”, comenta Tamires.

A atleta está matriculada no curso Licença B, que visa a qualificação e certificação para o profissional que desejar atuar como treinadora em equipes de base.

A parceria com a CBF Academy prevê uma série de atividades com a jogadora para divulgar a agenda de cursos, novidades que serão lançadas, tendências em treinamento esportivo e gestão de carreiras, além de viajar por todo o Brasil, quando a pandemia permitir, divulgando as atividades e oportunidades em outros estados.

Carreira

Aos 33 anos, Tamires é um dos destaques do futebol feminino brasileiro. Desde pequena se encantou pelo futebol e, aos 11 anos, decidiu que queria ser uma atleta profissional ao assistir um jogo da Seleção Feminina pela TV. Teve o futsal como base, até chegar de vez ao campo, no Juventus. Chegou a jogar nos Estados Unidos e, aos 21 anos, deu uma pausa no futebol para ter seu filho, Bernardo, hoje com 11 anos. Entre idas e vindas em função da maternidade, retomou a carreira em definitivo em 2013 e foi convocada pela primeira vez para a Seleção Feminina Principal. Desde então, é titular da lateral esquerda e soma mais de 100 jogos com a Amarelinha.

Também jogou na Dinamarca, antes de vir para o Corinthians, seu time atual, onde já conquistou a Libertadores de 2019, o Campeonato Brasileiro de 2020 e o bicampeonato paulista em 2019 e 2020. Tamires já representou a Seleção Brasileira em duas edições de Jogos Olímpicos (Rio-2016 e Tóquio-2020) e em duas Copas do Mundo (2015 e 2019).

Sobre a CBF Academy

Criada em 2016, a CBF Academy é a instituição educacional da CBF. Sua missão é desenvolver o futebol e todo o seu ecossistema levando conhecimento, inovação e paixão mundo afora. Em cinco anos mais de 10 mil alunos já foram formados e certificados.

O portfólio é composto por 55 cursos, que estão divididos em escola Técnica (como, por exemplo, na formação de técnicos através das Licenças PRO, A, B e C; análise de desempenho; preparação física e de goleiros; direito esportivo), e de Gestão & Negócios.

Em 2020, todo o seu conteúdo teórico foi digitalizado, oferecendo aos alunos a oportunidade do ensino remoto em qualquer lugar. Foram também lançadas as três primeiras turmas internacionais, no Japão, Tailândia e China. Ainda no ano passado, foi criada a Academy & Science, uma plataforma destinada à publicação de artigos científicos envolvendo o mundo do futebol.


Veja mais