Instrutora da FIFA dá início a curso para futebol feminino na Granja

Instrutora da FIFA dá início a curso para futebol feminino na Granja

Com a presença da mexicana Andrea Rodebaugh, treinadores e colaboradores do futebol feminino começam curso para aperfeiçoamento da modalidade

O currículo da mexicana Andrea Rodebaugh não a deixa mentir: ela tem muito a dizer sobre futebol feminino. Para sorte de treinadores e treinadoras da modalidade no Brasil, a instrutora da FIFA deu início, nesta quarta-feira (29), ao Curso de Aperfeiçoamento para Futebol Feminino, na Granja Comary, em Teresópolis.

Ex-jogadora da seleção mexicana, jogou por muito tempo nos Estados Unidos e atualmente é dirigente do Tijuana, clube de futebol feminino do México. No Brasil para ministrar o curso que vai até domingo (2), Rodebaugh valorizou a troca de informações entre diferentes escolas da modalidade.

- O Brasil é um país muito importante para o futebol feminino, a nível Conmebol e a nível mundial também. A ideia é a FIFA ajudar e apoiar os treinadores, as treinadoras, as associações, com a informação do que está acontecendo a nível internacional para que possam trabalhar a nível local. - destacou.

Um dos maiores desafios encontrados no Brasil é a diferença de estrutura causada por uma série de características do país, que tem um tamanho continental. Mas ele pode ser amenizado com a construção de canais de diálogo e intercâmbio de métodos e informações entre quem trabalha pelo futebol feminino no país.

Ciente da importância do Brasil dentro do cenário da modalidade no mundo, Andrea Rodebaugh vê como fundamental que os colaboradores do futebol feminino estejam integrados no país.

- Além da informação, é o intercâmbio de se conhecer, e tratar de unificar as diferentes ideias, reforçar o que está acontecendo em diferentes regiões e países.

Durante a tarde, os alunos participaram de uma aula prática no gramado da Granja Comary. Entre os temas que serão trabalhados estão sistemas de jogo, particularidades do futebol feminino, princípios ofensivos e defensivos e metodologias de treinamento.