Ex-jogadora da Seleção, Daniela Alves cursa Licença A da CBF Academy

Ex-jogadora da Seleção, Daniela Alves cursa Licença A da CBF Academy

Treinadora foi vice-campeã mundial, medalhista de prata na Olimpíada e conquistou os Jogos Pan-Americanos com a Amarelinha

Vice-campeã do mundo, Dani Alves cursa Licença A Vice-campeã do mundo, Dani Alves cursa Licença A
Créditos: Divulgação

“Passarinho solto não consegue viver em gaiola. Tentei sair do futebol, mas o futebol não saiu de mim”. Com essas palavras, Daniela Alves, ex-meia-campista da Seleção Brasileira, descreveu a importância que o esporte tem em sua vida. Aluna da Licença A da CBF Academy, a treinadora participa da parte prática do curso, no Clube da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.

A turma se iniciou em março, com aulas online, e agora está finalizando o curso com aulas em campo e dentro da sala de aula. Vice-campeã olímpica e mundial e campeã pan-americana, Dani falou sobre o aprendizado na CBF Academy.

“Eu gosto de aprender, de trocar, de resenhar, e o principal é você trocar ideia com os colegas que vêm participar do curso. Hoje, na Licença A, eu já estou mais preparada. Estou desde 2018 como treinadora, então eu já tenho outra vivência”, frisou.

Após a aposentadoria, Dani já foi professora de escolinha, comentarista de rádio, assistente, e técnica, sua ocupação atual. Um cargo que nem ela imaginava exercer há algum tempo.

“Eu nem cogitava ser treinadora. Mas eu sempre tive essa facilidade de passar o conhecimento. [...] Então o destino foi me encaminhando pra essa área. O futebol é minha paixão, independente da área”, disse.

Para esta etapa do curso, a ex-atleta está focada em ampliar suas ideias de treinamento. Segundo ela, é possível imprimir sua própria identidade em cima de uma ideia norteadora, adaptando o que é passado pelos profissionais à sua própria realidade, com as peças que seu elenco contém. 

Ao refletir sobre os colegas e professores que encontrou em sala de aula, Dani lembrou já ter trabalhado com alguns no passado e afirmou estar pronta para ouvir e absorver conhecimento.

“Daqui a pouco a gente pode estar trocando figurinhas, trocando ideia ou trabalhando juntos em algum lugar. Então sempre vão ter coisas positivas, nunca vão ter coisas negativas vindo aqui”, ressaltou.

Mesmo com pouco tempo como treinadora, Dani Alves já tem experimentado o sucesso que teve quando atuava dentro das quatro linhas. Nos últimos três anos, ela trabalhou na base feminina do Corinthians. Só em 2021, a treinadora levou o time sub-16 à inédita conquista do Brasileirão da categoria, o sub-18 ao vice-campeonato nacional e o sub-17 ao vice-campeonato do Paulista.

 

Para o futuro, os planos da treinadora com uma trajetória marcada por garra e perseverança estão abertos. “Eu gosto de desafios e tudo na minha vida surgiu assim, sempre inesperado e eu sempre toquei e dei conta. Então eu estou aberta, vou me preparando para o que vier”, concluiu.


Veja mais