Diretor da FIFA abre penúltimo módulo de Gestão

Diretor da FIFA abre penúltimo módulo de Gestão

Jair Bertoni participou do sétimo módulo do Curso de Gestão de Futebol, nesta quinta-feira (19)

Jair Bertoni, diretor da FIFA

Créditos: Lucas Figueiredo/ CBF

O sétimo módulo do Curso de Gestão de Futebol 2017 começou nesta quinta-feira (19) com uma presença especial. Diretor de Membros Associados das Américas da FIFA, Jair Bertoni abriu o primeiro dia do evento e palestrou sobre Governança e Competições FIFA. No cargo desde 2016, Bertoni é responsável por dialogar com a Conmebol e Concacaf, além dos Membros Associados, em nome da FIFA, para orientar e aconselhar as Confederações em diferentes âmbitos no desenvolvimento do futebol. 

– É muito importante e fundamental no mundo do futebol ter pessoas qualificadas e que possuem conhecimento nacional e internacional da modalidade. Iniciativas como estas são bem vindas e queremos que outras confederações possam fazer o mesmo com êxito igual a CBF – afirmou Bertoni elogiando a iniciativa da CBF em promover cursos de preparação aos profissionais do futebol. 

Durante a palestra, o argentino abordou as mudanças desenvolvidas no Estatuto da Federação Internacional, o aumento do número de participantes no Conselho das Confederações Continentais, de 24 para 37, com pelo menos uma mulher em cada um deles, a implementação de uma estrutura corporativa, as alterações que serão implantadas a partir da Copa do Mundo 2026, dentre outras reformas visando a transparência administrativa e a evolução no futebol. 

– A FIFA apoia muito o desenvolvimento do futebol feminino, de base e areia. Além da incorporação da mulher na governança das Confederações e no mundo do futebol tanto administrativo como técnico – afirmou o diretor que frisou a participação da mulher no mundo do futebol como uma das prioridades da FIFA. 

A participação de Bertoni no evento da CBF Academy aconteceu no mesmo dia em que o Diretor de Governança e Conformidade da CBF, André Megale, esteve palestrando na sede da FIFA, em Zurique, no 1º Compliance Summit. No encontro, que reuniu os responsáveis pelos programas de compliance das confederações de todo o mundo, Megale pode apresentar o programa implantado na CBF, considerado um dos mais avançados entre todos os países integrantes da FIFA.