Diego Ribas participa em encontro final de turma do curso Gestão de Futebol

Diego Ribas participa em encontro final de turma do curso Gestão de Futebol

Ex-atleta, que já foi aluno da CBF Academy, retorna à entidade como palestrante

Diego Ribas palestra na CBF Academy. Diego Ribas palestra na CBF Academy.
Créditos: Nelson Terme/CBF

No último sábado (15), Diego Ribas marcou presença como palestrante no Encontro Final da Turma XIII do curso Gestão de Futebol da CBF Academy. O ex-atleta, que se formou na Licença B em 2022, deixou de atuar nos gramados no fim do último ano e hoje compartilha seu conhecimento como palestrante, mentor de atletas e comentarista esportivo.

Durante pouco mais de uma hora, Ribas respondeu a perguntas dos alunos presentes e compartilhou com a turma o processo de transição de carreira pelo qual passou. Ele estava acompanhado de Bernardo Pontes, sócio da ALOB Sports, que também é seu assessor e participou com ele da palestra “Carreira e pós-carreira de atleta profissional de futebol”.

Além de falar sobre suas experiências, Ribas se aprofundou nos fatores de preparação para o momento do pós-carreira. Segundo ele, grande parte dos jogadores de futebol, ao decidir parar de jogar, enfrentam dificuldades por não investido na formação prévia do ponto de vista educacional e humano. Ribas afirmou estar comprometido a fazer esse trabalho na esfera que o compete.

Já Bernardo Pontes ressaltou a importância do trabalho de preparação do atleta ser feito desde as categorias de base, e lembrou ainda o caso do Colégio Vasco da Gama, situado dentro das dependências do clube, que atende especialmente os atletas. Para ele, o desempenho acadêmico do atleta deveria ser acompanhando com rigor, da mesma forma como é acompanhada a sua performance esportiva.

Diego Ribas na Licença B da CBF Academy. Diego Ribas na Licença B da CBF Academy.
Créditos: Valentina Rêgo Monteiro/CBF Academy

Durante a palestra, Diego Ribas também comentou sobre seu tempo como jogador na Europa e a mentalidade do continente no que diz respeito à formação do atleta. Ele finalizou falando da difícil, porém importante, decisão da aposentadoria dos gramados enquanto atleta profissional.

O ex-atleta encerrou a palestra agradecendo à CBF Academy e passando uma mensagem de incentivo à turma para coloquem os aprendizados do curso em ação. “É sempre bom compartilhar tudo que eu vivi, dar sentido a tudo que eu vivi. Foram mais de vinte anos como atleta profissional, e é muito especial trazer aqui todo esse aprendizado para que eu possa de alguma forma agregar na vida dessa turma”, completou.

Bernardo Pontes concluiu sua fala ressaltando a importância da CBF Academy para a formação dos profissionais. “O que a CBF Academy hoje proporciona para as pessoas é ensinamento e essa percepção de tudo que acontece no mercado, seja no marketing, direito, finanças, enfim, todas as áreas do mercado esportivo. A Academy está entregando para as pessoas o entendimento do que acontece realmente no Futebol e trazendo profissionais que viveram do esporte, viveram do mercado, para poder passar esse ensinamento”, finalizou.

O Encontro Final da turma XIII do curso Gestão de Futebol marcou o encerramento formal da turma, iniciada em agosto do último ano. Na oportunidade, os alunos estiveram reunidos durante dois dias para apresentar seus trabalhos de conclusão de curso para uma banca avaliadora composta por Diego Mello (Head de Estratégia & Projetos do Botafogo SAF) e Bruno Brum (Sócio e CMO da End to End) além de assistir às palestras de Irlan Simões (Jornalista do ge.globo) sobre “SAF, Ligas, Multiclubes e as transformações do Futebol brasileiro”, e de Diego Ribas e Bernardo Pontes sobre “Carreira e pós-carreira de atleta profissional de futebol”.

“É um encontro voluntário, mas extremamente importante para a integração entre os alunos e a própria CBF Academy. Tivemos aqui pautas de discussões bem interessantes. Isso é muito rico para o nosso aluno porque ele consegue perceber a prática acontecendo diante dos seus olhos e eles são o futuro dessa transformação, da nossa indústria dentro da gestão dos clubes de futebol e todas as organizações envolvidas”, finalizou Ricardo Alves, coordenador do curso Gestão de Futebol e promotor do encontro.


Veja mais

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL SEMP TechnoGym StatSports Kin Analytics Globus Italian Excellence