CBF Academy terá cursos e Licenças voltados para o Futsal

CBF Academy terá cursos e Licenças voltados para o Futsal

CBF Academy também oferecerá formação para treinadores de futsal a partir de abril de 2020

Academy Licença Futsal Academy Licença Futsal
Créditos: Joilson Marcone/CBFTV

Depois de contemplar toda a cadeia de formação de técnicos de futebol, da Licença C até a Licença PRO, a CBF Academy também oferecerá formação para treinadores de futsal a partir de abril de 2020. Nesta quarta-feira (12), na sede da CBF, foi realizada uma reunião com ex-técnicos e o atual da Seleção Brasileira de Futsal, representante dos atletas da modalidade e também da entidade máxima do futebol. O objetivo era debater as ementas das disciplinas e a criação dos cursos.

- Vai ser um desafio legal. Vamos conseguir levar a CBF Academy a outro rincões do Brasil. Assim como fazemos no futebol, vamos levar as Licenças do Futsal para o país todo. O tratamento será o mesmo. Tenho certeza que vai ser muito interessante para o desenvolvimento da modalidade e também do futebol brasileiro - comentou Maurício Marques, coordenador das Licenças da CBF Academy.

Por mais de três horas, todos os presentes puderam expor suas ideias e trazer um pouco da experiência que acumulam na bagagem. Como ex-técnicos da Seleção Brasileira estavam PC Olivieira e Ney Pereira. Marquinhos Xavier, atual treinador da equipe, também esteve na reunião. Quem representou os atletas foram os bicampeões mundiais Vinícius Teixeira (2008 e 2012) e Vander Iacovino (1992 e 1996), que também já comandou a equipe nacional. Os técnicos Rodrigo Perdigão e Fabiano Souza "Chokito", da Escola Nacional de Treinadores de Futsal, completaram o time. O evento ainda contou com participação do Diretor de RH da CBF, Marco Dalpozzo, e dos coordenadores de Licenças Maurício Marques e Osvaldo Torres.

- Esse é um divisor de águas na formação e capacitação de treinadores. Quanto mais investirmos na capacitação, mais a gente vai oferecer um trabalho de qualidade melhor. A gente agradece pela oportunidade de poder estar discutindo um direcionamento para os cursos e Licenças - disse Marquinhos Xavier, que recentemente comandou o Brasil na conquista da vaga para a Copa do Mundo de Futsal FIFA 2020 da Lituânia.

 

O trabalho já começou. A duas primeiras turmas da CBF Academy voltadas para futsal estão previstas para abril. Nesta primeira edição serão ofertadas as Licenças B e C, e as aulas serão realizadas na Granja Comary. 

- A gente sabe que para dar um passo maior a gente precisa estar em conjunto com a CBF. Nosso esporte é forte, mas com certeza o crescimento vai ser muito maior. Essa união vai ser muito importante para formarmos jovens treinadores capacitados - finalizou Vander Lacovino. 

Enquanto não começam os cursos voltados para o futsal, a CBF Academy segue a todo vapor. Nesta semana, por exemplo, estão sendo realizadas aulas da Licença A para técnicos de futebol. São mais de 80 treinadores em Teresópolis e as aulas vão até 16 de fevereiro.  


Veja mais