CBF Academy expande sua atuação e forma primeira turma de treinadores de Futsal

CBF Academy expande sua atuação e forma primeira turma de treinadores de Futsal

Braço educacional da CBF finalizou primeiro curso com habilitação para licença C na categoria

CBF Academy expande sua atuação e forma primeira turma de treinadores de Futsal Créditos: Valentina Rêgo Monteiro/CBF

No mês da Copa do Mundo FIFA de Futsal, a CBF Academy, braço educacional da CBF, expande sua área de atuação e entra para o mercado de formação de treinadores da categoria. A primeira turma acaba de concluir a capacitação prática e teórica para obter a Licença C e já está apta para trabalhar com a modalidade.

Dezenove alunos participaram de um processo de habilitação de 125h, sendo 95h de disciplinas teórico-práticas, 20h de acompanhamento e observação de treinamentos e cinco horas de estudos especiais e trabalho de conclusão.

“Concluir a formação da primeira turma de licença C do futsal é muito significativo. A modalidade é uma das mais praticadas nas escolas e descobre muitos talentos que despontam para o futebol. É muito importante a CBF Academy atuar para qualificar cada vez mais o trabalho dos treinadores e treinadoras de futsal”, afirma Maurício Marques, coordenador da Escola Técnica da CBF Academy.


Créditos: Valentina Rêgo Monteiro/CBF

A grade curricular abrangeu temas como pedagogia e metodologia em escolas de futsal; aspectos gerais do desenvolvimento do futsal – reflexões sobre o talento brasileiro; futsal, cultura e entorno esportivo; gestão nas escolas de futsal; fisiologia, fisiopatologias e urgências no futsal e Iniciação ao treinamento do goleiro de futsal; além de estudos especiais e tutoria.

Sobre a CBF Academy

A CBF Academy é o braço educacional da CBF e tem como missão desenvolver o futebol e todo o seu ecossistema levando conhecimento, inovação e paixão mundo afora. Inicialmente chancelados pela CBF, em 2009, os cursos passaram a ser realizados pela CBF Academy, a partir da sua criação, em 2016. Desde então, mais de 10 mil alunos já foram formados e certificados.

O portfólio é composto por 55 cursos, que estão divididos em escola Técnica (como, por exemplo, na formação de técnicos através das Licenças PRO, A, B e C; análise de desempenho; preparação física e de goleiros; direito esportivo), e de Gestão & Negócios.

Em 2020, todo o seu conteúdo teórico foi digitalizado, oferecendo aos alunos a oportunidade do ensino remoto em qualquer lugar. Foram também lançadas as três primeiras turmas internacionais, no Japão, Tailândia e China. Ainda no ano passado, foi criada a Academy & Science, uma plataforma destinada à publicação de artigos científicos envolvendo o mundo do futebol.