Curso de Gestão do Futebol da CBF Academy tem presenças ilustres

Curso de Gestão do Futebol da CBF Academy tem presenças ilustres

Ex-jogadores que fizeram história no futebol participam do VI curso de Gestão de Futebol da CBF Academy. Especialização começou nesta quinta-feira (21)

Alessandro e Pedrinho realizam curso de Gestão do Futebol Alessandro e Pedrinho realizam curso de Gestão do Futebol
Créditos: Laís Torres/ CBF

O VI curso de Gestão de Futebol da CBF Academy começou nesta quinta-feira (21) e conta com duas presenças ilustres entre os alunos. Os ex-jogadores Alessandro e Pedrinho seguem aprimorando os conhecimentos em futebol. Neste primeiro dia de curso, os participantes foram apresentados às questões técnicas, como carga horário, módulos e forma de avaliação. Além disso, também realizaram atividades de integração entre si. Por fim, tiveram uma aula sobre Organização do Futebol Mundial.

O ex-lateral e gerente do Corinthians deixou o clube paulista no fim de 2018 e agora busca especialização na área de gestão. Alessandro, presente neste primeiro dia de trabalhos no curso, destacou a importância, não somente para ele, como para todos que estarão presentes ao longo do curso. 

– Sem sombra de dúvidas vai trazer um acréscimo muito grande e profissional para as pessoas que aqui estão, tanto para aquelas que já estão trabalhando em seus clubes ou para aqueles que estão buscando uma posição no mercado. É a troca de conhecimento, o que nós faremos ao longo desse período, vai agregar muita coisa positiva e muito conhecimento para que a gente possa, um dia, estar aplicando no futebol – analisou Alessandro, em entrevista exclusiva para o site da CBF. 

Outro ex-jogador que tem procurado qualificação no futebol é Pedrinho, que marcou história com as camisas de Palmeiras e Vasco. No último ano, inclusive, realizou o curso da Licença A e B da CBF Academy. Para o ex-atleta, o curso trás coisas importantes como a profissionalização no futebol e o conhecimento na área que muitos não conhecem ainda. 

– Como joguei muito tempo futebol o tempo era restrito, consegui um nome interessante nos campos mas nunca quis usar o nome para me beneficiar em nenhum cargo pós-carreira. Fiz os cursos de Licença A e B que me ajudaram bastante, para organizar as ideias que tinha. E a questão da Gestão é com as possibilidades que possam existir mais para frente, de trabalhar no futebol, e você chegar com um mínimo de conhecimento – relatou Pedrinho, presente no primeiro dia do Curso de Gestão do Futebol.

Após conseguir a Licença A e B, Pedrinho realiza Custo de Gestão do Futebol em busca de especialização na área Após conseguir a Licença A e B, Pedrinho realiza Custo de Gestão do Futebol em busca de especialização na área
Créditos: Laís Torres/CBF
 

O Módulo I do curso de Gestão de Futebol vai até sábado (23) e tem como foco a Estrutura, Governança e Organização do Futebol. Nesta etapa, os alunos terão aulas com Michel Mattar, Daniel Pitta, André Megale e Pedro Daniel. Ao todo, serão oito módulos que vão durar de março até novembro. Com um encontro por mês, o curso possui uma carga horária de 160 horas. Ao final de cada módulo, os participantes serão submetidos a avaliações, além de realizarem um projeto aplicativo que será entregue na conclusão do curso. 

Confira abaixo todos os módulos do curso de Gestão de Futebol.

MÓDULO I – Estrutura, governança e organização do futebol 

MÓDULO II – Planejamento estratégico no futebol

MÓDULO III – Direito desportivo

MÓDULO IV – Marketing esportivo e gestão comercial

MÓDULO V – Gestão financeira, liderança e gestão de pessoas no futebol

MÓDULO VI – Gestão de operações - eventos, arenas e competições

MÓDULO VII – Gestão da comunicação no futebol

MÓDULO VIII – Gestão técnica do departamento de futebol


Veja mais