Trio brasileiro de arbitragem convocado

Trio brasileiro de arbitragem convocado

O árbitro Sandro Meira Ricci e os auxiliares Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse serão os três representantes da arbitragem brasileira no Mundial

arbitros copa 2014 arbitros copa 2014

A FIFA anunciou nesta quarta-feira a lista de árbitros da Copa do Mundo 2014. O Brasil será representado pelo trio formado por Sandro Meira Ricci e os auxiliares Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse.

- A satisfação e a alegria por participar de uma Copa do Mundo no Brasil é indescritível. Porém, representar bem o país do futebol será um desafio enorme e venho me preparando com afinco para isso. Meus familiares estarão torcendo pela Seleção Brasileira e para que todos os árbitros realizem um grande trabalho no Mundial - comentou Sandro Meira Ricci.

- Recebi o email da FIFA eram cinco horas da manhã. Cheguei a me assustar pelo horário porque o celular vibrou e me acordou. Quando vi o que era, fiquei feliz demais. Passa todo um filme das dificuldades, de tudo que você passou na carreira, mas é a ratificação do trabalho bem feito. Acordei minha esposa para contar a notícia e a família inteira está comemorando. É o sonho de qualquer um - disse o auxiliar Marcelo Carvalho Van Gasse.

- Estou em pré-temporada aqui em São Paulo. Aí desci para o café da manhã no hotel e os colegas já vieram me cumprimentando. Como foi tanta gente, vi que não era brincadeira e já comecei a comemorar. Chega a ser difícil explicar o sentimento, é muita coisa que um árbitro auxiliar passa para chegar aqui. Trabalhar em uma Copa do Mundo e ainda no Brasil, na sua casa, é como se fosse o seu escritório, bom demais - falou um ainda animado Emerson Augusto de Carvalho.

Recentemente, o trio escolhido para a Copa do Mundo trabalhou junto na final do Mundial de Clubes da FIFA 2013 entre Bayern de Munique e Raja Casablanca. A atuação foi bastante elogiada, mas o ponto alto, como todos disseram, será em junho deste ano, no Brasil.

- Foram quatro anos de acompanhamento em todas as esferas - social, técnica, física, mental. É resultado de um esforço, de uma disciplina de trabalho. É o ponto mais alto na carreira de qualquer árbitro. Eles estão preparados e certamente se sairão muito bem - comentou o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Antonio Pereira da Silva.

Durante os quatro anos citados pelo presidente, outros três ábitros e mais um auxiliar também foram acompanhados de perto: Wilson Luis Seneme, Heber Roberto Lopes e Leandro Pedro Voaden, e o auxiliar Alessandro Rocha Matos, da Bahia.

- Todos estavam preparados. O esforço durante este período foi coletivo, é importante ressaltar isso. O trio escolhido tem um padrão de qualidade altíssimo - completou Antonio Pereira da Silva.

Além do trio brasileiro, a FIFA divulgou também a lista completa com os outros 24 trios que participarão da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Há ainda mais oito árbitros de suporte para alguma emergência.

Os árbitros e auxiliares foram selecionados de 43 países. Ele terão de participar de três seminários entre fevereiro e abril, além de outro às vésperas da competição no Brasil, em junho. Até o início da competição, todos serão observados em questões técnicas e também forma física.

- Temos de dar os parabéns aos indicados, a todos que participaram do Programa de Modernização do Futebol Brasileiro, afinal foram quase quatro mil pessoas que passaram por treinamentos desde 2008, e também agradecer à presidência da CBF, diretores e funcionários por todo o apoio dado à arbitragem brasileira - finalizou Sergio Corrêa, chefe do departamento de arbitragem da Comissão da CBF.