Suspenso cartão amarelo para goleiro adiantado em disputa de pênaltis

Suspenso cartão amarelo para goleiro adiantado em disputa de pênaltis

CBF solicitou medida ao International Board (IFAB) para evitar excesso de expulsões de goleiros durante a definição de uma classificação nas penalidades

 

Após um pedido da Comissão de Arbitragem da CBF, o International Board (IFAB) autorizou uma mudança na regra referente à disputa por pênaltis. Assim como foi na Copa do Mundo da França e na Copa América, durante a disputa de pênaltis, um goleiro não será punido com cartão amarelo caso se adiante antes da cobrança. O pênalti, no entanto, ainda terá que ser repetido.

A medida vale para todas as competições organizadas pela CBF. Segundo a nova regra, goleiros ou goleiras precisam estar com pelo menos um dos pés sobre a linha do gol no momento da cobrança. Caso contrário, haverá punição e o pênalti será repetido. Durante o tempo regulamentar, a punição com cartão amarelo segue para quem se adiantar.

A mudança diminui a chance de goleiros serem expulsos durante uma disputa por pênaltis, já que o uso do árbitro de vídeo (VAR) aumenta o poder de fiscalização sobre a ação dos goleiros durante as penalidades.