Segunda turma da pré-temporada para árbitros de elite inicia treinamento prático

Segunda turma da pré-temporada para árbitros de elite inicia treinamento prático

Preparação envolve palestras, atividades no campo e no VAR até sexta-feira

 

Começou nesta terça-feira (9) o treinamento prático para a segunda turma da pré-temporada formada por 55 árbitros e assistentes de elite do futebol brasileiro. Durante os treinamentos, que se estendem até sexta-feira, os árbitros realizarão práticas de campo no Clube da Aeronáutica (CAER), no Rio de Janeiro, enquanto o estudo e as atividades no VAR serão feitos no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB). Além dos trabalhos conduzidos pelos instrutores da CBF, o grupo receberá orientações de Rodolfo Otero e Cristian Rosen, instrutores argentinos da FIFA.

Na última semana, os árbitros FIFA foram designados para atuar na Libertadores, o que levou a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a concentrar seus esforços nesta semana em um grupo selecionado. Wilson Seneme, presidente da Comissão, destaca a importância de unificar a mensagem transmitida aos árbitros, enfatizando a necessidade de reduzir a tolerância à indisciplina e aos erros nas decisões.

Treinamento físico/técnico curso RAP-FIFA ELITE 2024 - segunda turma Treinamento físico/técnico curso RAP-FIFA ELITE 2024 - segunda turma
Créditos: Joilson Marconne - CBF

“Como os árbitros FIFA tiveram designações pela Libertadores semana passada, a gente centralizou todos os FIFA nesta semana. É um grupo um pouco mais experiente, está mesclado, tem alguns jovens. Mas para a gente o importante é que todos entendam a mesma mensagem. É fundamental que todos os árbitros, independentemente da experiência, compreendam e adotem os mesmos princípios. Devemos ser menos tolerantes com a indisciplina e buscar reduzir os erros em nossas decisões", disse Seneme.

O árbitro FIFA Anderson Daronco destaca a importância desse período de preparação intensiva, que visa não apenas aprimorar as habilidades técnicas e táticas dos árbitros e assistentes, mas também fortalecer a integridade e a disciplina dentro de campo. 

"É fundamental receber as orientações da comissão sobre os procedimentos que a arbitragem vai adotar na competição. E a gente percebe que a cada vez que passamos por esse treinamento nosso rendimento melhora. Todas essas orientações que a comissão nos passa, em termos de interpretações dos lances, de posicionamento, o trabalho integrado, físico e técnico, tudo isso é de suma importância para que a gente consiga desempenhar com 100% de qualidade a nossa função dentro do campo de jogo" ressaltou Daronco.

Anderson Daronco participa de pré-temporada para árbitros de elite Anderson Daronco participa de pré-temporada para árbitros de elite
Créditos: Joilson Marconne - CBF

Para Marcelo de Lima Henrique, também árbitro FIFA,  essa oportunidade é de enorme importância para aprimorar as habilidades e estar preparado para os desafios da temporada.

"É gratificante estar reunido com profissionais de alto nível, absorvendo instruções e trabalhando em todos os aspectos necessários para desempenhar nossa função com excelência", destacou.

"O compromisso com a melhoria contínua é evidente não apenas na preparação física e técnica, mas também na revisão de conceitos e interpretações de lances. Essa abordagem integrada, que abrange diferentes aspectos do trabalho do árbitro, visa garantir um desempenho de qualidade durante os jogos", completou Marcelo.

Marcelo de Lima Henrique participa de pré-temporada para árbitros de elite Marcelo de Lima Henrique participa de pré-temporada para árbitros de elite
Créditos: Joilson Marconne - CBF

 


Veja mais

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics