Arbitragem faz preparação para o Brasileirão

Arbitragem faz preparação para o Brasileirão

Árbitros recebem instruções e diretrizes da Comissão de Arbitragem da CBF e da Escola Nacional de Arbitragem

Foto Atualizada - Arbitragem

Créditos: CBF

O trabalho de aperfeiçoamento e padronização da arbitragem continua. Assim como todos os anos, uma pré-temporada vem sendo realizada em todos os estados brasileiros para aprimorar o desempenho ao longo do Campeonato Brasileiro.

Reunidos nas Federações, os árbitros da CBF recebem da Comissão de Arbitragem da entidade e da Escola Nacional de Arbitragem (ENAF) as diretrizes e instruções que serão seguidas durante as competições nacionais. Também são realizados testes físicos e mentais, além de estudos técnicos e teóricos com um reforço personalizado das deficiências identificadas na prova teórica.

A novidade desse ano ficou a cargo de uma série de vídeo-aulas propagadas para todos envolvidos na arbitragem brasileira. O conteúdo do material visa o aprimoramento de determinados aspectos da atuação do árbitro como: impedimento, faltas táticas, natureza das faltas, posicionamento, trabalho de equipe e controle do jogo.

– Esse trabalho busca fazer com que toda a arbitragem do país fale a mesma linguagem antes do início das competições – afirmou Nilson Monção, Diretor-Presidente da ENAF.

CURSOS PARA ANALISTAS E INSTRUTORES

Juntamente com a pré-temporada da arbitragem, a CBF vem promovendo cursos para instrutores e analistas de campo e vídeo para melhorar o conhecimento dos profissionais com avaliações teóricas e práticas. A atual etapa da atividade consiste em aulas voltadas para analistas que atuam dentro do gramado.

– Estamos realizando um trabalho pioneiro, pois entendemos que sem analistas e instrutores bem preparados não será possível avaliar e aprimorar a atuação dos árbitros. Para isso, eles precisam conhecer os conceitos e princípios que norteiam a arbitragem – finalizou Monção.

A agenda de cursos começou em Pernambuco entre os dias 20 e 24 março. Passou pela capital paulista na última semana (3 a 7 de abril) e, a partir desta segunda-feira (9), chega a Brasília, onde encerra o período de atividades na próxima sexta-feira (13).

Além da análise de campo, os analistas de vídeo também já receberam orientações. No Rio de Janeiro, durante cinco dias (12 a 16 de março), temas sobre como e o que analisar através do vídeo foram abordados, assim como as novidades da plataforma de análise de desempenho. Este trabalho teve início em janeiro, durante o Curso de Aperfeiçoamento para Instrutores Regionais, que contou com exercícios teóricos e práticos.