Segunda turma da pré-temporada de árbitros de elite é concluida

Segunda turma da pré-temporada de árbitros de elite é concluida

Cerimônia de encerramento marca fim de uma semana intensa de preparação para início dos campeonatos nacionais

Encerramento da segunda turma da pré-temporada da arbitragem Encerramento da segunda turma da pré-temporada da arbitragem
Créditos: Staff Images / CBF

A pré-temporada da segunda turma de árbitros e assistentes de elite do futebol brasileiro foi encerrada nesta sexta-feira (12). Os participantes receberam em um hotel carioca os certificados de conclusão do presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme e demais integrantes da comissão.

.Ao todo, mais de cem árbitros e assistentes participaram das duas turmas do curso Rap-FIFA, consolidando um momento crucial para o aprimoramento da arbitragem no país.

Durante toda a semana, os participantes realizaram treinamentos, tanto no campo quanto em salas de aula. O Clube da Aeronáutica (CAER) foi o palco para os exercícios práticos em campo, enquanto o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB) abrigou as atividades teóricas e práticas relacionadas ao VAR (árbitro de vídeo). 

Encerramento da segunda turma da pré-temporada da arbitragem Encerramento da segunda turma da pré-temporada da arbitragem
Créditos: Staff Images / CBF

Além disso, os árbitros tiveram a oportunidade de revisar conceitos fundamentais para o bom desempenho de suas funções. Rodolfo Otero e Cristian Rosen, instrutores argentinos da FIFA, também participaram da preparação dos brasileiros.

“Dentro desse período de preparação, tudo saiu maravilhosamente bem. Os árbitros assimilaram bem as informações. Tivemos a preocupação de colocar algumas mudanças da regra e eles rapidamente compreenderam. Alguns pontos como a disciplina, a fluidez, que o jogo não pare foram reforçados”, disse Seneme.

Wilson Seneme encerra segunda turma da pré-temporada da arbitragem Wilson Seneme encerra segunda turma da pré-temporada da arbitragem
Créditos: Staff Images / CBF


“Temos a certeza que a partir de amanhã, eles vão começar muito bem o campeonato. Eles sempre começam, mas dessa vez eles se comprometeram a terminá-lo também muito bem e eles estão focados e comprometidos nisso”, concluiu.

O árbitro assistente Rodrigo Figueiredo Henrique Correa expressou confiança e entusiasmo em relação à sua preparação para a temporada.

"Me sinto extremamente preparado, feliz, contente por mais uma pré-temporada. É grandioso estar entre amigos, companheiros de longa data e pronto para começar a temporada", afirmou Rodrigo

Árbitro assistente Rodrigo Figueiredo Henrique Correa com certificado de conclusão do curso Rap-FIFA Árbitro assistente Rodrigo Figueiredo Henrique Correa com certificado de conclusão do curso Rap-FIFA
Créditos: Staff Images / CBF

O árbitro Rafael Rodrigo Klein, destacou os benefícios técnicos e físicos ganhos na pré-temporada 

“É sempre muito gratificante e construtivo poder participar de um evento de uma pré-temporada. Isso sempre vem agregar, tanto na parte técnica como na parte física. Essa com certeza nos proporcionou mais experiência vivenciada entre colegas e junto com a comissão. Então, fico muito feliz de estar aqui, de estar vivendo esse momento e de estar podendo evoluir nesse trabalho com a Arbitragem”, falou Rafael.

Árbitro Rafael Rodrigo Klein com certificado de conclusão do curso Rap-FIFA Árbitro Rafael Rodrigo Klein com certificado de conclusão do curso Rap-FIFA
Créditos: Staff Images / CBF

Novidades na arbitragem

Durante o período da pré-temporada, a Comissão de Arbitragem da CBF repassou aos árbitros de todo o Brasil as mudanças promovidas pela International Football Association Board (IFAB). A instituição regulamenta as regras do futebol mundial e atualiza seu livro de regras anualmente com recomendações que devem ser seguidas pelas confederações.

A IFAB indica que as modificações sejam colocadas em prática a partir de julho. No entanto, permite também que sejam executadas antes, caso haja torneios que se iniciam previamente, como é o caso dos Campeonatos Brasileiros. As medidas entrarão em vigor no próximo sábado (13) nas competições coordenadas pela CBF que começarem a partir dessa data.

Entre as principais novidades que serão aplicadas a partir de 2024, destacam-se alterações sobre punições em infrações de mão não deliberada e invasão de atletas, ambas em situações de pênalti. Confira mais informações aqui:

Presidente da CBF participa de abertura

Nas duas ocasiões, tanto na primeira, quanto na segunda turma, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, marcou presença nas cerimônias de abertura da pré-temporada para os árbitros de elite do futebol brasileiro. Ele destacou a importância dos avanços que devem ser alcançados nesta temporada, enfatizando também os objetivos da arbitragem para 2024. 

Dorival Junior

Pela primeira vez, um treinador da Seleção Principal Masculina se encontrou com árbitros. Dorival Júnio participou, em duas ocasiões, da pré-temporada dos principais árbitros do futebol brasileiro. Durante esses encontros, ele palestrou e participou de debates sobre futebol.

 

 

 

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics