Líder do Projeto VAR comenta trabalho da nova geração da arbitragem: 'Avançamos um passo'

Líder do Projeto VAR comenta trabalho da nova geração da arbitragem: 'Avançamos um passo'

Sérgio Corrêa tem acompanhado os treinamentos da 29ª turma no Curso de Capacitação do VAR, em Águas de Lindoia (SP)

Líder do Projeto VAR comenta trabalho da nova geração da arbitragem: 'Avançamos um passo' Créditos: Matheus Meyohas/CBF

Novos rostos, nomes desconhecidos do grande público, mas uma enorme vontade de aprender. A 29ª turma do Curso de Capacitação do VAR traz algumas das principais apostas da arbitragem brasileira para a nova geração. Líder do Projeto VAR no Brasil, Sérgio Corrêa comentou o trabalho realizado com tantos árbitros novos durante este período.

"São jovens de todo o país, que estarão habilitados na saída para atuar em jogos de suas federações que utilizam o VAR, que atualmente são 14. O VAR chegou e a CBF tem proporcionado ao longo desses anos para formar, aperfeiçoar, criar mecanismos para colocar à disposição do futebol profissionais habilitados a atuar em partidas com tecnologia", disse Sérgio Corrêa.

Todas as 27 federações estaduais e distritais de futebol enviaram representantes para o 10º Curso de Capacitação do VAR, em Águas de Lindoia. As atividades se estendem até a próxima sexta-feira (25). Mas Sérgio Corrêa ressaltou que, apesar da idade, estes não são principiantes. Os árbitros e árbitras que participam dos treinos já estavam aptos a atuar com o VAR, mas vieram fazer um trabalho de aperfeiçoamento.

"Essa é uma fase nova do aperfeiçoamento contínuo que a CBF está proporcionando. São duas turmas neste 10º Curso, esta é a segunda. Ao todo, temos 48 árbitros, 48 assistentes de vídeo e 24 VAR. É uma modalidade diferente. Avançamos um passo. Vamos habilitar só para o campo de futebol. E os demais assistentes de vídeo estarão treinando todos esses oito dias nas salas de operações. São seis cabines, três campos à disposição. É um aprofundamento. Como se fosse uma pós-graduação, tanto no campo quanto nas cabines", pontuou.

Trabalhar com uma nova geração de árbitros será ainda mais importante para a CBF em 2022. Com a utilização do VAR em dez competições ao todo, o Brasil deve chegar a cerca de 850 partidas com a ferramenta na temporada. Um número que traz uma grande responsabilidade a todos, mas faz do país um exemplo no futebol mundial.

"Devemos chegar a 851 partidas da CBF. É um dos países que mais utiliza o VAR, comparado a outros países, outras ligas. Sendo que temos ainda a Série C e a Série D, diferente de outros países, que costumam chegar apenas até a Série B", afirmou Sérgio Corrêa.

O 10º Curso de Capacitação do VAR segue suas atividades até a próxima sexta-feira (25), com aulas teóricas e práticas no Oscar Inn Resort, em Águas de Lindoia (SP).


Veja mais

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser