CBF realiza curso de capacitação para observadores do VAR

CBF realiza curso de capacitação para observadores do VAR

Em hotel no Rio de Janeiro, observadores do VAR passaram por novas aulas para se atualizarem e realizar ajustes para 2020

Curso de captação para observadores de VAR 2020 Curso de captação para observadores de VAR 2020
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A Comissão de Arbitragem da CBF realizou, nesta semana, o VII Curso de Capacitação do VAR 2020, voltado para observadores, gerentes de qualidade e instrutores do árbitro de vídeo. O curso faz parte do cronograma de atualização dos árbitros brasileiros para a temporada 2020, que terá o uso do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro e durante a Copa do Brasil.

Voltadas para os observadores do VAR, as atividades repassaram importantes pontos da conduta da equipe que compõe a VOR (video operation room, a sala do árbitro de vídeo), com atividades didáticas e instruções com a estrutura montada em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Novidade no Brasileirão 2019, o árbitro de vídeo se consolidou no futebol brasileiro durante a última temporada. O desafio agora é ainda maior. É assim que entende Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, e um dos professores do curso.

No começo da semana seguinte, a Comissão de Arbitragem dará início aos treinamentos teóricos e práticos em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo. 

– Esse é o primeiro de uma série de encontros e cursos que a gente vai realizar até o início do Campeonato Brasileiro. Estamos primeiro reunindo os assessores, os observadores de VAR. Logo em seguida, a gente vai para Águas de Lindoia e realiza mais três cursos. Com o pessoal que já tem homologação junto ao IFAB, um curso de aperfeiçoamento. E, importante dizer, não somente de VAR. A gente também está aperfeiçoando o campo. Pensamos que com o campo mais forte, o VAR fica mais forte também - contou Gaciba.

Ainda esse ano, a CBF realizará uma espécie de pré-temporada da arbitragem antes do início do Campeonato Brasileiro. Com ajuda da Comissão de Arbitragem, as federações terão um treinamento imersivo de uma semana para aperfeiçoar o desempenho de seus árbitros, com ajuda dos observadores treinados durante esse curso.

- Nós estamos capacitando os observadores de VAR, que são a comissão de arbitragem na cabine do VAR, para que eles possam realizar um plano de trabalho efetivo, passar as orientações de linha de intervenção e de conceitos, reforçar essas orientações com os árbitros. Na reunião prévia, partindo para estabelecer o plano de trabalho, e os limites de atuação, e também para reforçar conceitos. Porque esses mesmos observadores que estão aqui são nossos instrutores na pré-temporada dos estaduais, nas Federações, antes de iniciar o Campeonato Brasileiro - destacou Alício Pena Júnior, vice-presidente da Comissão de Arbitragem.

O curso foi acompanhado por representantes da imprensa. Comentaristas de arbitragem e ex-árbitros que participam de transmissões de jogos foram convidados para assistir às aulas, uma iniciativa que aproxima e alinha a comunicação com o torcedor. Estiveram presentes Paulo César de Oliveira, Sandro Meira Ricci, Márcio Rezende de Freitas, Sálvio Spínola e Renata Ruel, que trabalham como analistas de arbitragem em diferentes veículos.

– Isso é fundamental e mostra muito bem o que é a CBF hoje. Temos um trabalho muito claro. Não há nada o que esconder, muito pelo contrário. É muito importante para nós a presença dos comentaristas de arbitragem aqui no nosso curso. Porque isso vai mostrar para eles qual a linha que a CBF está passando para os árbitros, ainda mais na questão de interpretação das regras. Algumas orientações que recebemos recentemente vindas da FIFA, vindas da CONMEBOL. É importante esse tipo de debate, porque querendo ou não, são eles que levam ao público esse tipo de interpretação - pontuo Leonardo Gaciba.

Curso de captação para observadores de VAR 2020 Atividades com a cabine do VAR durante curso de capacitação
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Curso de captação para observadores de VAR 2020 Sálvio Spínola e Paulo César de Oliveira acompanham curso para observadores do VAR no Rio de Janeiro
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF