Exibição da checagem do VAR em tempo real na TV estreia no Brasileirão

Exibição da checagem do VAR em tempo real na TV estreia no Brasileirão

Checagem de linha de impedimento em tempo real nas transmissões da TV é nova medida adotada pela Comissão de Arbitragem para dar mais transparência ao VAR no Brasileirão 2022

Atlético-MG vence o Fortaleza na rodada 14 do Brasileirão Assaí 2022 Atlético-MG vence o Fortaleza na rodada 14 do Brasileirão Assaí 2022
Créditos: Pedro Souza / Atlético-MG

Neste sábado (25), o duelo entre Atlético-MG x Fortaleza, válido pela 14ª rodada do Brasileirão Assaí 2022, marcou a estreia da checagem em tempo real do uso da tecnologia pelo árbitro assistente de vídeo na transmissão da televisão, novo procedimento para dar mais transparência à atuação do VAR durante o campeonato.

Anunciada nesta última semana pela Comissão de Arbitragem, a novidade consiste em disponibilizar todo o processo técnico envolvido na definição das linhas de impedimento de todos os jogos para a transmissão da TV, que decide exibir ou não as imagens ao telespectador. Assim, o público acompanhará os detalhes até a decisão final do árbitro. 

No jogo deste sábado, o lance que definiu a vitória do time mineiro aconteceu no último minuto da partida. A transmissão do Canal Premiere mostrou a atuação do VAR ao vivo, confirmando a posição legal do atacante Vargas. Confira as imagens no vídeo abaixo:

 

O presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Luiz Seneme, anunciou o procedimento inédito durante o evento para apresentar a nova estrutura de trabalho do quadro de árbitros nacional, realizado na última quarta-feira (22). Na ocasião, Seneme frisou a importância de dar o maior nível possível de transparência para o trabalho dos árbitros. 

"Nosso objetivo é tornar a arbitragem cada vez mais clara para todos os envolvidos com o futebol. A gente observou uma dificuldade de as pessoas entenderem como se dá o processo da linha de impedimento virtual. Com a transmissão da TV mostrando todo o processo, o público vai identificando o passo a passo até a decisão final do árbitro. Esperamos que a novidade contribua para o desenvolvimento do futebol e esclareça ainda mais sobre as regras e o VAR", reforçou Seneme. 


Veja mais