Árbitros de elite iniciam treinamento prático da pré-temporada

Árbitros de elite iniciam treinamento prático da pré-temporada

Curso de aperfeiçoamento promovido pela CBF reúne 54 árbitros no Rio de Janeiro

 

Na manhã desta terça-feira (2), 54 árbitros e assistentes de elite do futebol brasileiro iniciaram os treinamentos práticos da pré-temporada. As atividades foram realizadas no campo do Clube da Aeronáutica (CAER), no Rio de Janeiro, e seguem até sexta-feira (5). Na próxima semana, outros 54 árbitros e assistentes participarão da segunda turma. O curso promovido pela CBF tem como objetivo aprimorar as habilidades dos profissionais da arbitragem nacional.

Durante o primeiro dia de treinamento, os árbitros realizaram atividades práticas no campo de jogo, onde os instrutores simularam diversas situações de uma partida de futebol. O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, destacou que a atualização do quadro de arbitragem brasileiro é essencial para o desenvolvimento da categoria. 

Curso FIFA-RAP ELITE 2024 - Treinamento físico/técnico Curso FIFA-RAP ELITE 2024 - Treinamento físico/técnico
Créditos: Joilson Marconne - CBF

“Conseguimos observar alguns árbitros com potencial e hoje eles estão aqui. Vimos os árbitros nos jogos dos campeonatos estaduais e agora eles estão tendo a oportunidade de estar aqui e talvez no futuro próximo realizar o sonho deles, que é trabalhar na Série A do Campeonato Brasileiro”, ressaltou Seneme, que enfatizou ainda a importância de oferecer oportunidades a novos talentos, ao mesmo tempo em que também registrou a experiência e o legado dos veteranos. 

“Os clubes renovam, contratam outros jogadores a todo ano e os árbitros não podem ser diferentes. Os que se dedicaram, trabalharam, demonstraram rendimento, se mantêm. É importante a renovação, demonstra o trabalho que está sendo feito, e dessa maneira, todo mundo pode sonhar, os mais experientes em se manter e os novos sonhando em alcançar seus objetivos na arbitragem”, concluiu.

Em janeiro, a Comissão de Arbitragem promoveu duas turmas de homologação VAR capacitando novos nomes de árbitros para atuarem neste período de competições nacionais. Em fevereiro, a entidade realizou a pré-temporada feminina. As árbitras, que participaram dos treinamentos, atuam agora no Campeonato Brasileiro Feminino.

O árbitro Artur Morais, de Goiás, tem jogos pela Série D do Brasileirão, mas nunca atuou pela Série A

Curso FIFA-RAP ELITE 2024 - Treinamento físico/técnico Árbitro Artur Morais participa da pré-temporada
Créditos: Joilson Marconne - CBF

“Estou me sentindo lisonjeado. Estar aqui aprendendo com essas feras da arbitragem nos dá total confiança. Me sinto preparado para estrear no próximo jogo e passar despercebido, porque nosso lema é passar despercebido”, avaliou com entusiamo Artur, assim como seu colega Lucas Torezin, do Paraná, que também demonstrou entusiasmo com os treinamentos e uma nova chance de apitar na Série A.

“Assim como os jogadores se preparam, a equipe da arbitragem também busca se preparar. Este é o momento de aprimorar e afinar conceitos, de estabelecer critérios e buscar uma uniformidade de critérios, evoluindo como grupo, sempre em busca do melhor para o futebol”, disse Lucas Torezin.

Árbitro Lucas Torezin participa da pré-temporada Curso FIFA-RAP ELITE 2024 - Treinamento físico/técnico
Créditos: Joilson Marconne - CBF

Já o árbitro Luiz Flavio de Oliveira é um veterano na arbitragem brasileira e também destacou a importância da pré-temporada.

“É sempre muito importante estar aqui participando mais uma vez desse trabalho para que a gente possa chegar firme e forte sabendo que o nosso campeonato é muito duro, muito disputado. Nada melhor do que a CBF nos dar toda essa estrutura para entregarmos melhor desempenho nos jogos”, disse Luiz Flávio que afirmou dar aquela força aos mais novos.

“Meu primeiro Campeonato Brasileiro foi em 2007 e ainda estar aqui fazendo parte da elite do futebol brasileiro é uma honra. Então agora é o momento também da gente passar um pouco dessa nossa experiência, dar a eles toda essa tranquilidade, para poder estrear bem no nosso campeonato”.

Árbitro Luiz Flavio de Oliveira participa da pré-temporada Curso FIFA-RAP ELITE 2024 - Treinamento físico/técnico
Créditos: Joilson Marconne - CBF

Além das atividades práticas no CAER, o estudo e a prática do VAR serão feitos no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB). No hotel onde estarão hospedados, os árbitros revisarão conceitos com Dario Ubriaco, ex-árbitro uruguaio e hoje instrutor da FIFA.

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics