Árbitro de Vídeo: preparação para Inter x Grêmio

Árbitro de Vídeo: preparação para Inter x Grêmio

Comissão de Arbitragem da CBF faz trabalho em conjunto com a Federação Gaúcha de Futebol para preparar o uso do VAR duelo do próximo domingo (11)

Árbitro de Vídeo: preparação para Inter x Grêmio

Árbitro de Vídeo: preparação para Inter x Grêmio

Créditos: CBF

Árbitro de Vídeo: preparação para Inter x Grêmio

Árbitro de Vídeo: preparação para Inter x Grêmio

Créditos: Bruno Mesquita

Árbitro de Vídeo: preparação para Inter x Grêmio

Árbitro de Vídeo: preparação para Inter x Grêmio

Créditos: CBF

Todo clássico entre Internacional e Grêmio é especial. O Gre-Nal 413 terá um destaque ainda maior por conta de uma novidade. O grande duelo do futebol do Rio Grande do Sul vai ter a participação do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) no próximo domingo (11). A CBF e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que completa 100 anos de fundação em 2018, realizam um trabalho de preparação para o uso da tecnologia.

Na tarde desta quinta-feira (9), o instrutor técnico de Árbitro de Vídeo, Manoel Serapião Filho, e o líder do projeto de VAR no Brasil, Sérgio Corrêa, estiveram na sede da Federação Gaúcha de Futebol, em Porto Alegre (RS), para discutir questões envolvendo o clássico Gre-Nal. Participaram da conversa o presidente da FGF, Francisco Novelletto, o 1º vice-presidente, Luciano Hocsman e o 2º vice-presidente, Nilo Job, o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Gaúcha, Luiz Fernando Gomes Moreira, o secretário da Comissão, Emílio Mário da Silva, e os membros técnicos da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (CEAF/RS) Alexandre Barreto, José Mocellin, Flávio Pinheiro Abreu e Leonel Pandolfo. Foram apresentadas a metologia de uso da ferramenta e as partes envolvidas acertaram detalhes para o duelo de domingo.

– É um marco na arbitragem na brasileira! Ter o Árbitro de Vídeo num grande clássico do nosso futebol é muito importante. A nossa expectativa é muito positiva, fomos muito bem acolhidos e aguardamos ter sucesso. E é bom deixar claro: o VAR só vai atuar para corrigir erros claros, indiscutíveis. Se pintar o mínimo de interpretação, o Árbitro de Vídeo não vai atuar. Temos grandes árbitros aqui no Rio Grande do Sul, com muita experiência, e vemos com alegria o quadro gaúcho, que tem dado ao futebol brasileiro um respaldo muito grande – destacou.

O Rio Grande do Sul tem forte tradição em revelar árbitros de destaque. Na sede da Federação, inclusive, há uma homenagem aos gaúchos que atuaram em Copas do Mundo: Carlos Eugênio Simon, Renato Marsiglia e Altemir Hausmann. O presidente Noveletto afirma que a escolha da CBF em utilizar o Árbitro de Vídeo no Estado mostra grande confiança.

– Temos uma das melhores arbitragem do Brasil e pedimos o Árbitro de Vídeo para que tenhamos um grande evento. Tivemos um ou dois erros pontuais no campeonato até aqui, então podemos dizer que vivemos um grande momento neste quesito. E a arbitragem gaúcha tem uma escola boa há muitos anos. Os árbitros aprovaram a iniciativa do VAR e acho que vai engrandecer ainda mais este espetáculo que promete ser o Gre-Nal de domingo – acrescentou.

O presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Gaúcha, Luiz Fernando Gomes Moreira, participou ativamente das conversas para que o VAR fosse realizado no Gre-Nal. Ele trata o uso da tecnologia no Estado como motivo de grande orgulho.

– Nossa expectativa é enorme, sempre fomos favoráveis ao uso da tecnologia. O árbitro hoje tem uma dificuldade no campo causada pela velocidade que as coisas acontecem. E com essa ajuda os erros vão acabar diminuindo. O VAR no Gre-Nal será muito importante para nós. Nos sentimos muito orgulhosos por termos a CBF aqui nos orientando – acrescentou.

A preparação continua com atividades nesta sexta-feira (9). O período da tarde reserva uma reunião com atletas e dirigentes do Grêmio, no Centro de Treinamentos do clube, sobre o Árbitro de Vídeo. Também à tarde será realizado o sorteio da escala de arbitragem da próxima rodada do Campeonato Gaúcho, na sede da Federação Gaúcha de Futebol. Na sequência, com os nomes já revelados, a Comissão da CBF vai passar instruções ao árbitro de vídeo do Gre-Nal no plenário da FGF. Além disso, os árbitros do quadro local passarão por uma atualização e vão assistir ao vídeo da IFAB/FIFA com os dados obtidos em 800 partidas realizadas com suporte da tecnologia em mais de 20 países.

No sábado, será feita a palestra sobre o VAR com o elenco do Internacional, durante a manhã, no CT do Colorado. No mesmo dia, os árbitros designados e capacitados a atuarem com a tecnologia estarão em regime de concentração e participarão de reuniões técnicas e treinamentos especialmente preparados para o Gre-Nal 413.