Arbitragem Brasileira participa do primeiro dia de Workshop

Arbitragem Brasileira participa do primeiro dia de Workshop

Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Leonardo Gaciba abriu a série de palestras.

Workshop de arbitragem 2021 Workshop de arbitragem 2021
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O primeiro dia do Workshop da Arbitragem Brasileira foi o pontapé oficial da temporada 2021 do futebol nacional. Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Leonardo Gaciba abriu a série de palestras destacando que em dois anos de trabalho do presidente Rogério Caboclo à frente da CBF, o respeito à arbitragem Brasileira foi o principal ponto.

“O ano de 2021 promete ser um ano ímpar e especial. E nada melhor que um evento dessa magnitude para poder receber vocês neste evento virtual”, disse Gaciba, que não usou máscara em sua palestra por estar em um ambiente controlado, respeitando o distanciamento social dentro do auditório da CBF.

Gaciba palestrou sobre “controle do jogo”, e começou alertando que os excessos dentro das quatro linhas e nas áreas técnicas não serão tolerados em todas as competições coordenadas pela CBF. Cobrou ainda, de maneira enfática, que os árbitros busquem de maneira incessante o respeito à sua autoridade. Ele alertou ainda sobre a velocidade cada vez maior do jogo atual e reforçou sobre os diversos aspectos que envolvem uma partida de futebol, destacando essa fase sem público nos estádios por conta da pandemia de Covid-19.

Como novidade, falou do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (Ceab), que vai estar ligado por fibra ótica a todos os estádios da Série A. A intenção é que no segundo semestre todos os jogos com VAR sejam feitos no Rio de Janeiro e não mais nos estádios. Um importante investimento da CBF em tecnologia que deve começar a ser testado nas próximas semanas.

Giuliano Bozzano, diretor da Escola Nacional de Arbitragem, foi o segundo palestrante do dia e falou sobre a importância da tomada de “decisão na grande área”, e do trabalho em equipe. Antes de Alicio Pena Junior, vice-presidente da Comissão de Arbitragem, que fechou o primeiro dia falando sobre ”posicionamento e deslocamento” no campo de jogo, o preparador físico Paulo Camello, deu dicas sobre manutenção do condicionamento físico para a temporada.

Nesta terça-feira o evento terá caráter internacional, com a presença do presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, Perluigi Collina, que vai falar sobre a evolução e mudança nas regras, do chefe do departamento de arbitragem da Fifa, Mássimo Bussaca, falando sobre o árbitro moderna e fechando o dia, Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol.

“Amanhã vamos ter um dia histórico: vamos receber a Fifa na nossa casa”, finalizou Gaciba.


Veja mais