Membros da CNRD conhecem novo sistema de gerenciamento de processos

Membros da CNRD conhecem novo sistema de gerenciamento de processos

Encontro reuniu os 12 membros da CNRD para apresentação do sistema que visa agregar celeridade e segurança ao trabalho dos advogados

 

Os 12 membros da Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) se reuniram nos dias 6 e 7 de junho na sede da CBF. A pauta foi traçar um panorama dos trabalhos da atual composição, empossada em 19 de setembro de 2022, e conhecer o novo sistema de gerenciamento e processamento de casos.

O encontro era um desejo do presidente da CNRD, Celso Portella, que comentou a reunião presencial dos membros:

"Eu acho uma experiência única a gente reunir todos os membros da CNRD na sede da CBF. Até porque nós precisamos afinar os entendimentos, é a chamada uniformização de jurisprudência. Então, aproveitamos para apresentar os números aos membros que assumiram em setembro do ano passado para que eles vejam o que está sendo feito e o que pretendemos fazer", celebrou.

Reunião CNRD - 06/jun Reunião CNRD - 06/jun
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Segundo estimativas da Secretaria da CNRD, entre setembro de 2022 e junho de 2023, cerca de R$ 45 milhões em dívidas foram pagos no âmbito da CNRD.

O resultado é consequência dos esforços promovidos nos últimos meses. No mesmo período, os membros da CNRD emitiram mais de 150 ordens processuais e aplicaram 40 sanções, entre as quais, 12 proibições de registro a 8 clubes diferentes. Apenas em maio, os diferentes painéis formados no âmbito da CNRD emitiram 17 sentenças.

A atuação da CNRD tende a se intensificar ainda mais com os novos investimentos realizados pela CBF, como, por exemplo, o desenvolvimento de um novo sistema para gerenciamento dos processos.

Reunião CNRD - 06/jun Reunião CNRD - 06/jun
Créditos: Thais Magalhães/CBF

O objetivo é conferir mais segurança e rapidez à conclusão dos casos e tornar as diligências menos dependentes da força humana. Coordenador Geral da CNRD, Rafael T. Fachada, participou do desenvolvimento da ferramenta em conjunto com a Gerência de Tecnologia da CBF e comentou as melhorias do novo sistema.

"Ele tem como norte uma ordem de ser simples, para que todos consigam acessar, intuitivo, para que todos entendam, e seguro, para que o advogado tenha um panorama fácil e rápido do gerenciamento dos seus processos", detalhou.

A expectativa da CNRD é que o novo sistema seja implementado nos próximos meses para partes e advogados de todos os processos.

Reunião CNRD - 06/jun Reunião CNRD - 06/jun
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Sobre a CRND

A Câmara Nacional de Resolução de Disputas foi criada em 2016 com o objetivo de resolver as disputas contratuais do futebol brasileiro, de acordo com as leis e regulamentos da CBF e da FIFA. 

Os 12 membros são escolhidos de forma paritária por seis entidades que representam partes envolvidas em processos perante a CNRD, cabendo a cada uma duas indicações: CBF, clubes, jogadores, treinadores, federações estaduais e intermediários.


Veja mais

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL SEMP TechnoGym StatSports Kin Analytics Globus Italian Excellence