Webinar CBF Social debate ensino do futebol em diferentes idades

Webinar CBF Social debate ensino do futebol em diferentes idades

Evento realizado nessa quarta-feira (5) reuniu convidados ilustres e especialistas na área

O Ensino do Futebol em Diferentes Idades é o décimo terceiro tema do Webinar CBF Social O Ensino do Futebol em Diferentes Idades é o décimo terceiro tema do Webinar CBF Social
Créditos: Assessoria CBF

Quem nunca encheu o peito de orgulho ao assistir um jovem da base do seu time de coração dando seus primeiros passos de sucesso em meio ao profissional? Mas, ao contrário do que muitos pensam, aquele momento está longe de ser o início da trajetória daquele jogador. Antes mesmo de se profissionalizar, o atleta passa por inúmeras fases de crescimento pessoal e desportivo. E para explicar melhor o assunto, a décima terceira edição do Webinar, promovida pela CBF Social, teve como tema o Ensino do Futebol em Diferentes Idades.

Através de uma videoconferência totalmente online e gratuita realizada nessa quarta-feira (5), o público espalhado pelo Brasil e pelos diversos cantos do mundo pôde assistir uma roda de debates e palestras de alto nível. O bate-papo, que se iniciou às 14h, reuniu diversos profissionais da CBF, assim como inúmeros convidados representando os grandes clubes brasileiros no assunto.

O evento contou com a mediação de Diogo Netto, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da CBF, e com o discurso inicial do Secretário Geral da Casa, Walter Feldman. Feldman ressaltou a importância do contato com o esporte de alto rendimento desde a infância para a formação do jogador. Além disso, o dirigente parabenizou o trabalho que vem sendo feito pelos convidados nas categorias de base das equipes brasileiras.

O bate-papo contou com a explicação dos especialistas sobre as categorias de base do sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20 – além, claro, da fase final como profissional. Técnicos e coordenadores de Athletico, Fluminense, Flamengo, Grêmio, Botafogo, Corinthians, Bahia, Atlético-MG e Internacional dividiram seus conhecimentos em palestras sobre como a abordagem técnica e tática do esporte é crucial nessas respectivas idades, com destaque para Felipe Cardoso, doutorando da Universidade Federal de Viçosa, que falou sobre o sub-7.

Cada faixa etária conta com um abordagem e conteúdo diferentes. Quem falou sobre o assunto com maestria foi Zé Ricardo, técnico profissional de futebol - mas que também tem experiência de trabalho com as categorias de base. O treinador ressaltou a importância de aliar o esporte e a educação do indivíduo desde a infância, aumentando, assim, as chances desse jovem se tornar um jogador de sucesso.

Quem também tocou no assunto educação foi o Doutorando da Universidade Federal de Viçosa, Guilherme Machado. Ele comentou sobre os critérios de avaliação da eficiência no processo de ensino destes jovens que vislumbram um lugar no esporte.

Já Thaissan Santos, encerrou os debates compartilhando sua visão e experiência sobre a modalidade feminina. Treinadora do Fluminense, a profissional elencou as dificuldades presentes na formação das jogadoras nas divisões de base e comparou com a masculina, bem mais desenvolvida nesse aspecto dentro do país.

Confira abaixo todos os convidados do 13º Webinar CBF Social:

O Ensino do Futebol em Diferentes Idades é o décimo terceiro tema do Webinar CBF Social O Ensino do Futebol em Diferentes Idades é o décimo terceiro tema do Webinar CBF Social
Créditos: Assessoria CBF


Veja mais