A CBF

Módulo prático da Licença B de Treinadores de Futebol é iniciado

Academy

Nesta sexta-feira (7), alunos do curso promovido pela CBF Academy foram a campo no Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca (RJ)

Assessoria CBF
07/10/2022 - 19h49
Atualizado há quase 3 anos
Compartilhe:

O módulo prático do curso de Licença B de Treinadores de Futebol, organizado pela CBF Academy, teve início nesta sexta-feira (7). Cerca de 60 alunos, incluindo atletas em atividade, se reuniram no Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca (RJ). Os ex-jogadores Fred, Edinho e Gilberto também participaram das aulas. 

"Na primeira aula com o Próspero Paoli já consegui notar muita coisa que, se colocarmos em prática quando formos assumir outros cargos, terá muito valor. Estou nessa transição. Acabei de me aposentar como jogador, estou buscando conhecimento. Gosto muito da parte técnica. Me sinto muito vivo, vibrava quando treinávamos uma jogada ensaiada e dava certo em campo", disse Fred. 

O ídolo da torcida do Fluminense também comentou sobre o futuro e disse não ter nada definido pela frente. O ex-camisa 9 garantiu que seguirá em busca de conhecimento nos cursos feitos pela CBF Academy.

"Ainda não decidi nada. Conhecimento nunca é ruim. Vou fazer todos os cursos possíveis, como o de gestão, por exemplo. Penso em algumas coisas, estão próximas de acontecer. Tenho que me capacitar ao máximo para todas as adversidades que possam acontecer", finalizou. 

[foto id="335664" description="Aposentado como jogador, Fred está cursando a Licença B da CBF Academy"]

Além do ex-atacante, Edinho, Matheus Ferraz e Thiago Neves também são conhecidos pelo torcedor tricolor. Atualmente sem clube, o meio-campista ainda deseja atuar, mas está buscando aprimorar seus conhecimentos pensando no futuro.

"Quanto antes eu começar a me preparar para o futuro, melhor será para mim. O curso está me ajudando muito, tem sido ótimo. Quem sabe, nos próximos anos, possa tomar uma decisão importante na minha vida. Ainda não sei qual função quero exercer, mas farei todos os cursos. Aqui tem muita gente experiente, muitos amigos também... Essa troca é importante. Esse curso vai agregar muito", disse Neves.

O ex-volante, campeão brasileiro em 2012, também elogiou as aulas da Licença B.

"Estou muito empolgado. Estou adorando fazer o curso. As aulas teóricas foram momentos de muito aprendizado. Nós, como atletas, tivemos a oportunidade de viver um lado do futebol. Agora estamos vendo o outro. Encontrei amigos aqui. Tem muito conteúdo. Jogador de futebol não sabe de tudo. Temos muito o que aprender ainda, é uma nova etapa da nossa vida. Espero poder ter mais momentos especiais", comentou Edinho, que foi completado por Matheus Ferraz, zagueiro do Fluminense, que se recupera de lesão.

"Penso em atuar um pouco mais, mas quero me qualificar. Quero buscar conhecimento, estar qualificado e apto para, quando eu me aposentar, ser um executivo. Meu pensamento é de aproveitar esse curso. Estou tratando de uma lesão, então surgiu a brecha para conseguir fazer, e aproveitei para me aprimorar. Vimos muita coisa aqui nas aulas teóricas", explicou o defensor de 37 anos.

[foto id="335689" description="Edinho também esteve presente no Clube da Aeronáutica"]

[foto id="335667" description="Thiago Neves e Matheus Ferraz"]

O ex-lateral Gilberto, que jogou no Cruzeiro, Flamengo, Vasco e São Caetano, além da Seleção Brasileira, foi mais um dos que não estão atuando como jogador, mas buscam se qualificar para exercer novos cargos.

"Já fiz alguns cursos da CBF. Trabalho com futebol, sou coordenador da equipe sub-20 do Flamengo. Sigo aprendendo com os professores. É importante ter um entendimento melhor do que acontece fora do campo. Estou animado para realizar todas as aulas de campo para que possamos nos aprimorar cada vez mais", observou.

Ainda em atividade, Éverton Santos também deixou sua avaliação positiva ao curso fornecido pela CBF Academy.

"Acho que é de extrema importância continuarmos nos qualificando. A CBF Academy proporcionou esse momento importante para nós. É muito bom para que continuemos nos capacitando para seguirmos no futebol", finalizou Santos.

[foto id="335702" description="Edinho, Gilberto e Éverton Santos"]

[foto id="335644"]

A Licença B de Treinadores de Futebol da CBF Academy é voltada para o trabalho na formação de jovens atletas nas categorias de base. Ao longo das 210 horas do curso, os alunos estudam temas relacionados à captação, análise de desempenho, características do jogo brasileiro, formação integral do atleta, gestão e planejamento de treinamento, além de conteúdos técnicos, táticos e físicos no processo de formação.

Dividido entre aulas online (65h), atividades presenciais (80h), acompanhamento e observações "in loco" de treinamentos (40h) e também estudos e trabalhos especiais (25h), o curso dura cerca de 6 meses entre início e conclusão. Nesta etapa que se inicia na próxima sexta-feira (7), as aulas práticas serão realizadas sempre em dois períodos - entre 8h e 12h30 pela manhã e das 14h às 18h30 à tarde. Quando terminarem este módulo, os mais de 50 alunos receberão um certificado de presença. O diploma final de encerramento da Licença B é entregue quando todos os trabalhos são finalizados e aprovados. 

Academy

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.