FIFA promoveu um seminário para árbitras de elite da Conmebol no Rio de JaneiroCréditos: Fabio Souza/CBF
A FIFA encerrou o seminário para árbitras de elite da CONMEBOL. A conferência teve início na segunda-feira (17) e se estendeu até esta sexta-feira (21), no Rio de Janeiro. O evento teve como foco a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será sediada no Brasil.
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, exaltou a realização do seminário em solo brasileiro, reforçando a competência das árbitras sul-americanas.
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, esteve presente na abertura do eventoCréditos: Nelson Terme/CBF
“Receber um evento da FIFA desta magnitude é extremamente importante, não só para a Copa do Mundo Feminina em 2027, como também para o fortalecimento da arbitragem feminina no Brasil. Uma vez que estamos no calendário da FIFA de eventos deste porte, nós colocamos a arbitragem feminina brasileira entre as principais do mundo, além de receberem as instruções diretamente dos melhores e mais renomados profissionais do setor", disse.
Todas as árbitras convidadas são da América do Sul. Além disso, são candidatas a apitar a Copa do Mundo Feminina em 2027. As participantes passaram por sessões de treinamento prático com jogadores de futebol locais, exercícios integrados, testes de aptidão, exames laboratoriais, sessões teóricas e testes de vídeo.
Bibiana Steinhaus-Webb foi uma das instrutoras do cursoCréditos: Nelson Terme/CBF
Entre os instrutores estava a chefe de arbitragem feminina da FIFA, Bibiana Steinhaus-Webb, que reforçou a importância de começar a trazer essas profissionais para o Brasil, país-sede do Mundial Feminino. Ela também destacou que o objetivo da FIFA é prestar total apoio para que as árbitras façam um trabalho eficiente.
O seminário da FIFA para as árbitras de elite já começa a mostrar o preparo para a Copa do Mundo Feminina de 2027 e, além disso, também já inicia o legado da competição, fortalecendo a arbitragem feminina brasileira.
FIFA promoveu um seminário para árbitras de elite da Conmebol no Rio de JaneiroCréditos: Fabio Souza/CBF