Enquanto Marta fazia história mais uma vez e comandava o Brasil ao nono título da Copa América Feminina, o futebol feminino alagoano também acontecia. Com o apoio direto do programa CBF Transforma, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) tem dado passos importantes para o crescimento do futebol feminino no estado. Um grande exemplo disso é a realização da segunda edição da Copa Alagoas Feminina Sub-17.
A competição teve início no último fim de semana no Estádio Universitário da UFAL e já definiu as quatro equipes semifinalistas: UDA, Guarani de Paripueira, Penedense e Atlético São José. Coruripe e Atlético Alagoano também participaram da competição.
A Copa Alagoas sub-17 feminina é parte de uma agenda mais ampla que vem sendo construída entre a FAF e CBF, voltada para a valorização das categorias de base e ampliação das oportunidades para jovens atletas. A parceria garantiu não só a realização da segunda edição da Copa, mas também a estreia da Copa Alagoas Sub-20 Feminina, em novembro, após o Campeonato Alagoano Feminino 2025, que começará no início de setembro.
"É uma semana histórica para o futebol feminino em Alagoas. Enquanto a nossa Rainha Marta conquistava mais um título com a Seleção, inspirava, ao mesmo tempo, as meninas que estavam em campo disputando a Copa Alagoas Sub-17. A parceria com o CBF Transforma tem sido fundamental para tirarmos do papel projetos que antes pareciam distantes. Estamos construindo um novo cenário, mais estruturado, mais justo e cheio de oportunidades para as meninas que sonham em jogar futebol no nosso estado”, destacou Felipe Feijó, presidente da FAF.
A primeira fase da Copa Alagoas Sub-17 foi marcada por boas atuações. A UDA, atual campeã, dominou o Grupo A com duas vitórias, enquanto o Atlético São José garantiu a segunda vaga. No Grupo B, o Guarani de Paripueira manteve 100% de aproveitamento e avançou junto com o Penedense.
Além da Copa Sub-17, a FAF realizou na segunda-feira (4) o Conselho Arbitral do Campeonato Alagoano Feminino 2025, que definiu os rumos da competição e consolidou uma semana inteiramente dedicada ao futebol feminino em Alagoas.