"Nossa Copa do Mundo começa no jogo contra a Colômbia"

"Nossa Copa do Mundo começa no jogo contra a Colômbia"

Técnico prova que desempenho na Copa 20 14 não provocou "terra arrasada", ao convocar 10 jogadores, e procurou combinar juventude com experiência

"Nossa Copa do Mundo começa no jogo contra a Colômbia"

"Nossa Copa do Mundo começa no jogo contra a Colômbia"

Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Dunga não quer perder tempo. Ansioso em ver a Seleção Brasileira jogar, ele já projetou o ponto de partida para o futuro da sua equipe.

- Nossa Copa do Mundo começa no jogo contra a Colômbia - disse o técnico, referindo-se ao primeiro amistoso da sua volta, no dia 5 de setembro, em Miami, contra a Colômbia.

Para chegar lá, ao objetivo maior, que é a Copa do Mundo de 2018, a Seleção Brasileira terá pelo caminho vários amistosos e, principalmente, a difícil disputa das Eliminatórias.

- Como em qualquer seleção ou time, o que conta de imediato é o resultado. Mas precisamos também pensar em uma preparação a longo prazo, o que foi feito por exemplo pela Alemanha, em um trabalho de planejamento que a gente tanto elogia.

Dunga fez questão de garantir que qualquer jogador que não tenha feito parte da lista divulgada nesta terça-feira não deve se sentir desanimado.

- Vários jogadores que já estiverem comigo na Seleção terão oportunidade de voltar. Todos serão observados em seus clubes.

Apesar do recado animador, Dunga fez, igualmente, questão de prevenir a todos os candidatos com potencial de ser convocado.

- O jogador tem de vir para a Seleção Brasileira com um único propósito: aproveitar cada minuto, todo tempo disponível, seja nos treinos ou nos jogos. Não adianta vir para a Seleção e depois reclamar que não teve oportunidade. Ela sempre aparecerá.

Neymar tomou gosto pelo gol

O jogador do Barcelona foi outro jogador que esteve presente nas perguntas dos jornalistas.

- Ele é uma referência na nossa Seleção. Hoje, é um jogador que amadureceu, em todos os aspectos, em razão de sua experiência internacional. E o mais importante: ele pegou gosto por fazer gol.

O primeiro adversário, o do dia 5 de setembro, em Miami, também foi analisado.

- Como mostrou na Copa do Mundo, a Colômbia tem um time forte fisicamente, com jogadores de qualidade. Mas a Seleção Brasileira, apesar do resultado na Copa, é e sempre será um time competitivo, em condições de derrotar qualquer adversário.

A performance da Seleção Brasileira na Copa do Mundo foi mais uma vez tema de análise, ao responder a outra pergunta.

- Não podemos ter uma cultura de terra arrasada, pelo que aconteceu na Copa. Daquela Seleção, muitos participaram das semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Portanto, temos grandes jogadores e ainda vamos revelar muitos outros.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics