Eu joguei na Seleção: Valdomiro, certeiro nas bolas paradas e um gol salvador

Eu joguei na Seleção: Valdomiro, certeiro nas bolas paradas e um gol salvador

Titular na Copa do Mundo de 74, o ponta-direita marcou gol decisivo na vitória que manteve o Brasil com esperanças de título naquele ano: 3 a 0 em cima do Zaire

Valdomiro: 23 jogos, 13 vitórias, seis empates e quatro derrotas pela Seleção Valdomiro: 23 jogos, 13 vitórias, seis empates e quatro derrotas pela Seleção
Créditos: Divulgação

Valdomiro Vaz Franco, conhecido no meio do futebol apenas como Valdomiro, fez história por onde passou. Com um cabelo inconfundível, o ponta-direita se destacava pela precisão nas cobranças de falta e escanteios certeiros, além da velocidade e disposição em campo. Foi com esse estilo que defendeu a Seleção Brasileira em 23 partidas, conquistando 13 vitórias, seis empates e sofrendo apenas quatro derrotas. No total, foram seis gols marcados.

Em 1974, na Copa do Mundo da Alemanha Ocidental, Valdomiro ficou conhecido por marcar um gol salvador e que manteve o Brasil com esperanças de título naquele ano. Em um grupo que tinha Escócia, Iugoslávia e Zaire (atual República Democrática do Congo), a Seleção precisava vencer os africanos por pelo menos três gols de diferença para seguir adiante na competição. A tarefa, que parecia fácil, só foi alcançada faltando 11 minutos para o fim da partida. Valdomiro chutou da direita, meio sem ângulo, mas o goleiro zairense acabou aceitando e a Seleção pôde seguir em frente.

Conhecido como Flecha Colorada, o ponta-direita fez sua história pelo Internacional. Até hoje é o jogador que mais vestiu a camisa do clube: mais de 800 partidas. É também o recordista de títulos no Campeonato Gaúcho: dez vezes campeão (1969,1970,1971,1972,1973,1974,1975,1976,1978 e 1982). Valdomiro ainda tem no currículo um tricampeonato brasileiro pelo Colorado (1975, 1976 e 1979).

Nascido em Criciúma no dia 17 de fevereiro de 1946, Valdomiro se aposentou do futebol em 1982. Depois de alguns anos de vida política no Rio Grande do Sul, ele retornou a sua cidade natal, onde comanda um centro esportivo com aulas de futebol. 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser