2 a 0, no primeiro jogo da história

2 a 0, no primeiro jogo da história

Em 1914, contra o time inglês Exeter City, a Seleção Brasileira fez a primeira exibição da sua história

Primeira partida da Seleção Brasileira Primeira partida da Seleção Brasileira
Créditos: CBF

A Seleção Brasileira começou a sua história no dia 14 de julho de 1914. No campo do Fluminense, na Rua Guanabara (atual Rua das Laranjeiras), o time formado por cariocas e paulistas venceu o Exeter City, clube inglês que excursionava pela América do Sul na época, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Oswaldo Gomes e Osman.

Enquanto os ingleses do Exeter City F.C., já profissionais no esporte, vinham de duas vitórias em solo brasileiro - 3 a 0 em cima de um combinado de compatriotas que atuavam no país e 5 a 3 na Seleção Carioca - a recém-criada  Federação Brasileira de Sports (FBS) convocou os melhores jogadores em atividade no Rio de Janeiro e São Paulo. Entre eles estavam Marcos de Mendonça, Friedenreich, Abelardo De Lamare, Rubens Salles e Sylvio Lagreca. Ali nascia a primeira formação da Seleção.

Apesar da inexperiência e falta de entrosamento, o Brasil dominou a partida do começo ao fim e não deu chances ao Exeter City. Logo aos 15 minutos, Formiga cruza, Abelardo desvia a bola do goleiro e Oswaldo Gomes domina no peito para chutar e marcar o primeiro gol da história da Seleção Brasileira. A torcida na época demonstrava sua vibração com demorados aplausos e gritos de \\\"hurra\\\"! 

Ainda no primeiro tempo, aos 30 minutos, Friedenreich dribla Strettle e lança Oswaldo Gomes, que passa por Hardim e Fort antes de cruzar para Osman completar na saída do goleiro Loram. A partir do segundo gol, atrás no placar e sem poder de reação, os ingleses começaram a apelar para a violência. Acostumados a jogar num regime profissional, eles disputavam os lances com mais apetite, ao passo que os brasileiros, ainda amadores, procuravam jogar mais por exibição e lazer. Mesmo assim, a técnica e a habilidade dos brasileiros prevaleceram.

O grande nome daquela partida foi Rubens Salles, que, mesmo contundido, mostrou seu espírito de liderança e comandou a Seleção na sua estreia no futebol.

BRASIL 2 x 0 EXETER CITY F. C. (ING)

Data: 21 de julho de 1914.

Competição: Amistoso.

Local: Campo da Rua Guanabara (Laranjeiras), no Rio de Janeiro (Brasil).

Público: 5.000 espectadores (estimativo)

Árbitro: Harry Robinson (Brasil-Inglaterra).

Gols: Osvaldo Gomes 28\\\' e Osman 36\\\'.

BRASIL: Marcos de Mendonça (Fluminense-RJ), Píndaro (Flamengo-RJ) e Nery (Flamengo-RJ); Sylvio Lagreca (AA São Bento-SP), Rubens Salles (Paulistano-SP) e Rolando (Botafogo-RJ); Abelardo (Botafogo-RJ), Oswaldo Gomes (Fluminense-RJ), Friedenreich (Ypiranga-SP), Osman (América-RJ) e Formiga (Ypiranga-SP). Comissão Técnica: Sylvio Lagreca e Rubens Salles (capitão).

EXETER CITY: Reginald Loram; Jack Fort e Samuel Strettle; Jimmy Rigby, James Lagan e Augustus Hardin; Harold Holt, Fred Whittaker, William Hunter, William Lovett e Fred Goodwin

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics