Técnicos de clubes serão auxiliares na Base da CBF

Técnicos de clubes serão auxiliares na Base da CBF

Idealizada pelo coordenador das categorias de base da CBF, Erasmo Damiani, proposta é chamar técnicos das categorias em questão como auxiliares na Seleção

Erasmo Damiani, coordenador técnico da equipe, na coletiva de imprensa Erasmo Damiani, coordenador técnico da equipe, na coletiva de imprensa
Créditos: Lucas Figueiredo / MoWA Press

Ao longo do último ano, a CBF implementou uma série de inovações na categorias de base da Seleção Brasileira. Foram contratados observadores técnicos, criado um banco de dados de informações, promovida a integração de profissionais das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20. E tem mais novidades vindo por aí. Em setembro, a entidade colocará em prática o projeto que convidará técnicos dos clubes para se juntarem como auxiliares às Seleções em suas respectivas categorias. 

A ideia é compartilhar conhecimento em prol do futebol brasileiro, mostrando "in loco" o trabalho desenvolvido pelas comissões técnicas da CBF e também ouvir. Trocar ideias e estar cada vez mais próximos dos clubes e seus técnicos.

– Queremos mostrar o que estamos fazendo. Trazendo os técnicos para perto de nós, eles também ficam sabendo que tipo de jogador estamos buscando para a Seleção. É uma forma de aproximar ideias, conceitos de futebol e buscar uma evolução coletiva – explicou Erasmo Damiani, idealizador do projeto.

Nesta primeira oportunidade, os técnicos convidados foram Fábio Mathias, do sub-17 do Internacional, e André Jardine, do sub-20 do São Paulo. O primeiro acompanhará um período de treinos na Granja Comary, na qual o técnico Guilherme Dalla Déa comandará a Seleção Sub-17 entre os dias 4 e 8 de setembro. Já o segundo viajará com a Seleção Sub-20 para dois amistosos na Inglaterra e auxiliará Carlos Amadeu.

– Nossa ideia é aproveitar estes momentos de treinamentos na Granja Comary e também amistosos, até torneios preparatórios, para tocar esta ideia. Podemos ter um ou dois profissionais com a gente, de clubes diferentes, e assim aproveitar o máximo de conhecimento possível. É um trabalho de longo prazo – finalizou. 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics