Jorginho e sua experiência olímpica em Seul

Jorginho e sua experiência olímpica em Seul

Medalhista de prata em 1988 e campeão mundial em 1994 conta como era estar na efervescência esportiva da Vila Olímpica

Jorginho, tetracampeão brasileiro em 1994 Jorginho, tetracampeão brasileiro em 1994
Créditos: Wilson Carvalho / CBF

Jorginho tem história com a amarelinha. Campeão do mundo em 1994, o ex-lateral também foi atleta olímpico pela Seleção, nos Jogos de Seul, em 1988.

Na Vila Olímpica dos Jogos, os jovens jogadores da Seleção, entre eles Bebeto, Taffarel e Ricardo Gomes, circulavam entre as grandes estrelas do esporte brasileiro e mundial. Segundo Jorginho, uma experiência inesquecível, mesmo para um jogador com a bagagem do atual técnico do Vasco.

– Disputar uma Olimpíadas é um privilégio. Eu tive a oportunidade de participar como jogador em 1988 e em 2008 como auxiliar técnico. É muito bom. Nós tivemos o privilégio de estar na Vila Olímpica nos dois momentos. É maravilhoso, porque a gente cruza com vários atletas de outros esportes e tem essa interação entre nós. No prédio onde ficou a delegação brasileira, a gente ficava conversando com os grandes esportistas do Brasil na época. É diferente para nós que vivemos do futebol, porque vivenciamos um momento diferente com os outros esportes – contou o ex-atleta em entrevista ao site da CBF.

Jorginho relembrou como era chegar para almoçar no mesmo lugar que Carl Lewis, medalhista de ouro nos 100m rasos, e o judoca Aurélio Miguel, único ouro olímpico do Brasil em Seul. Uma experiência que ele nunca vai esquecer.

Em campo, o ouro não veio por muito pouco. Depois de uma campanha invicta até a decisão contra a União Soviética, a derrota veio em um duro golpe.

– Foram circunstâncias que a gente deixou escapar, como aconteceu em 1988. Perdemos para a URSS no finalzinho e de virada. Mas tenho certeza que temos um momento especial para ganhar aqui no Rio – afirmou o confiante Jorginho.

Nos Jogos do Rio-2016, a Seleção Olímpica do Brasil estreia contra a África do Sul, no dia 4 de agosto, às 16h, no Mané Garrincha, em Brasília. É a grande chance dos meninos, diante da torcida verde e amarela, fazerem história e marcarem o nome para sempre nas páginas do esporte nacional.

Veja aqui a lista completa dos jogadores inscritos pela Seleção Brasileira em Olimpíadas que disputaram Copas do Mundo.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics