Doriva: organização dos treinamentos

Doriva: organização dos treinamentos

Última etapa de trabalho será voltada para posicionamento, reposição de bola e organização no modelo de jogo

Doriva treinador feminina sub 20

Doriva treinador feminina sub 20

Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Doriva treinador feminina sub 20

Doriva treinador feminina sub 20

Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

O técnico da Seleção Brasileira Feminina Sub-20, Doriva Bueno, assumiu o cargo no dia 19 de maio deste ano. De lá para cá, foram duas etapas de treinamento - esta é a terceira fase - visando ao Mundial do Canadá 2014, que será disputado de 5 a 24 de agosto.

Quando iniciou o trabalho, Doriva dividiu as fases de treinamento em três objetivos. A primeira convocação serviu para o treinador e sua comissão técnica conhecerem as jogadoras.

- Trabalhamos um pouco de cada parte - física, técnica e tática - mas procurei conhecer individualmente as meninas para que eu pudesse ter a confiança delas.

Na segunda etapa, o técnico já tinha informações sobre cada jogadora e com isso pôde priorizar a parte física, mas sem esquecer da tática - principalmente reposição de bola, seja laterais, cobranças de falta e escanteio, tanto ofensivo quanto defensivo.

- Nós já sabíamos que o intervalo entre a segunda e a terceira etapas seria curto, por isso trabalhamos duro a parte física para que elas pudessem chegar na última fase muito melhor fisicamente e assim, ganharíamos tempo para treinar outros aspectos.

Na terceira e última fase antes da viagem para a disputa do Mundial, o foco maior é a parte tática. O treinador cobra muito a questão de posicionamento, a organização do time dentro do modelo de jogo apresentado, tanto para atacar quanto para defender.

- O desafio desse trabalho é fazer com que as meninas defendam com o mesmo empenham com que atacam; e a defesa começa com as atacantes, que têm que marcar a saída de bola e se não conseguirem recuperá-la, têm que voltar para o posicionamento inicial.

O Brasil está no Grupo B do Mundial, com a China, os Estados Unidos e a Alemanha, dias 5, 8 e 12, respectivamente. As duas primeiras serão em Edmont e a última em Montreal.

- Eu e a minha comissão assistimos a alguns jogos das seleções que vamos enfrentar e tecnicamente, temos jogadoras muito melhores. Eu já conversei com as jogadoras e expliquei que contra essas equipes não podemos ir para o choque; elas têm de ser rápidas, tocar bem a bola, não segurar, usar a inteligência e habilidade que elas têm.

A delegação viaja para o Canadá no dia 31 de julho, em voo que sai de São Paulo com destino a Toronto.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics