Zinho completa 50 anos de vida neste sábado (17)

Zinho completa 50 anos de vida neste sábado (17)

Com uma trajetória vitoriosa por onde passou, Zinho também brilhou com a camisa da Seleção e participou da campanha do título mundial de 1994

Seleção Brasileira tetracampeã do mundo: Taffarel, Jorginho, Aldair, Mauro Silva, Márcio Santos e Branco (em pé). Mazinho, Romário, Dunga, Bebeto e Zinho (agachados) Seleção Brasileira tetracampeã do mundo: Taffarel, Jorginho, Aldair, Mauro Silva, Márcio Santos e Branco (em pé). Mazinho, Romário, Dunga, Bebeto e Zinho (agachados)
Créditos: Wilson de Carvalho

Neste sábado (17) de junho, Crizam César de Oliveira Filho, mais conhecido no mundo do futebol como Zinho, completa 50 anos de vida. Revelado pelo Flamengo, o ex-jogador acumulou títulos pelos clubes por onde passou e na Seleção Brasileira não foi diferente. Zinho foi Campeão do Mundo pelo Brasil em 1994. No total, foram 57 jogos e seis gols vestindo a amarelinha. A primeira convocação foi em 1989, ainda com 21 anos.

Responsável por distribuir as jogadas e ditar o ritmo da equipe, Zinho teve papel importante no esquema tático do técnico Carlos Alberto Parreira durante a conquista do Tetracampeonato do Brasil em Copas. Em 1995, o ex-meia também conquistou a Copa Umbro com a Seleção, marcando dois gols na na vitória contra o Japão por 3 a 0.

Pelos clubes brasileiros, Zinho teve passagens marcantes por Flamengo, Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro. Ao longo da carreira, o ex-jogador conquistou cinco Brasileiros, três Copas do Brasil, uma Libertadores e uma Mercosul.

Fonte: Gerência de Memória e Acervo da CBF 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics