Jairzinho completa 71 anos nesta sexta

Jairzinho completa 71 anos nesta sexta

Atacante foi peça-chave no título da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970

jairzinho jairzinho

A Copa do Mundo de 1970 ficou marcada na mente e no coração de todo brasileiro apaixonado por futebol. E, um dos responsáveis pelo título da Canarinho foi Jairzinho, atacante que, junto com Pelé, fez história no México. Neste dia 25 de dezembro, o Furacão da Copa completa 71 anos de idade.

Jair Ventura Filho, mais conhecido como Jairzinho, nasceu no Rio de Janeiro em 25 de dezembro de 1944. Seus primeiros passos no futebol se deram no Botafogo, onde se tornou ídolo da torcida alvinegra. Seu talento impressionava a todos, fazendo com que fosse constantemente convocado para a Seleção Brasileira. O jogador participou das copas de 1966, 1970 e 1974, porém seu nome ficou eternizado com a Amarelinha na Copa do Mundo de 70, no México.

O camisa 7 do Brasil alcançou o feito de marcar gols em todos os jogos de uma edição de Copa do Mundo, algo nunca alcançado até então, o que fez com que ganhasse o apelido de Furacão da Copa. Formou ataque com ninguém menos que Pelé e marcou o terceiro gol da final do torneio, sobre a Itália, que terminou em 4 a 1. Com a Seleção Brasileira, Jairzinho conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1963.

Jairzinho acumula títulos também pelos clubes onde passou. Pelo Botafogo, foi bicampeão carioca, do Torneio Rio-São Paulo e campeão da Taça Brasil, atual Campeonato Brasileiro. No Cruzeiro, o jogador acumula um Campeonato Mineiro e uma Libertadores, além de prêmios individuais, como Chuteira de Prata da Copa do Mundo de 1970. Além de Cruzeiro e Botafogo, o atleta atuou no Olympique de Marseille, Portuguesa FC (Colômbia), Fast Clube, Noroeste, Nacional-AM e Jorge Wilstermann.

Considerado por ex-companheiros e pela crítica brasileira como um dos maiores atacantes de todos os tempos, Jairzinho marcou história com a 7 da Canarinho, do Botafogo e dos demais times por onde desfilou seu talento. A CBF parabeniza o Furacão da Copa por mais um ano de vida. Parabéns, Jairzinho!

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser