Gilmar Rinaldi faz aniversário nesta quarta-feira

Gilmar Rinaldi faz aniversário nesta quarta-feira

Ex-goleiro da Seleção Brasileira, o coordenador geral de Seleções da CBF foi campeão mundial com o Brasil, em 1994

Apresentação Gilmar Rinaldi Apresentação Gilmar Rinaldi
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Nascido em 13 de janeiro de 1959, em Erechim (RS), Gilmar Luís Rinaldi iniciou sua trajetória de goleiro no futebol aos 19 anos, no Internacional. Logo no seu primeiro ano, foi campeão gaúcho com o Colorado. Titular absoluto no clube gaúcho, Gilmar foi campeão brasileiro já no ano seguinte e contribuiu com o tetracampeonato gaúcho do Inter de 1981 a 1984. Foi contratado pelo São Paulo em 1985.

Primeiro ano, primeiro título no clube. Gilmar repetiu o feito pelo Tricolor Paulista, sendo campeão estadual logo na sua temporada de estreia no clube. Não somente, sua carreira no São Paulo ainda tem um Campeonato Brasileiro (1986), conquistado numa final emocionante contra o Guarani, decidida na disputa de pênaltis. Antes de se transferir para o Flamengo, Gilmar Rinaldi ainda tem no seu currículo a Copa dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo (1985, 1987) e mais dois triunfos no Campeonato Paulista (1987, 1989).

No Rubro-Negro, conseguiu repetir o feito dos clubes anteriores. No seu primeiro ano, em 1991, foi titular e campeão estadual e, no ano seguinte, conquistou o Campeonato Brasileiro pelo time carioca. Suas boas atuações chamaram a atenção do treinador da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, que o convocou para a Copa do Mundo de 1994 e integrou a delegação campeã daquele torneio, alcançando a glória máxima com a Amarelinha.

Ao todo, Gilmar Rinaldi atuou pelo Brasil em 15 jogos durante sua carreira. Pela Seleção Olímpica foram seis jogos, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Já na Seleção Principal esteve presente em nove partidas, com sete vitórias, um empate e uma derrota. Estreou com a Canarinho no dia 8 de abril, no amistoso contra a Alemanha Oriental, onde o Brasil venceu por 3 a 0. Sua despedida pela seleção foi no amistoso contra a Coréia do Sul, no qual venceu por 1 a 0.

Em 1995 Gilmar foi se aventurar no Japão, quando foi contratado pelo Cerezo Osaka. Permaneceu no clube até 1999, quando aposentou-se dos gramados e deixou registrado na história do futebol sua vitoriosa carreira como jogador. Ainda foi premiado com duas Bolas de Prata da Revista Placar (1986, 1989), durante sua carreira.

Após sua aposentadoria, Gilmar Rinaldi atuou como agente de atletas até receber o convite da Seleção Brasileira, quando foi anunciado como coordenador geral de Seleções, em 17 de julho de 2014, atuando ativamente com o treinador Dunga nesta nova etapa do Brasil. Com uma trajetória de sucesso no futebol, Gilmar Rinaldi é mais um homenageado pela CBF na Galeria dos Imortais. Feliz aniversário, Gilmar! É o que deseja o presidente em exercício da CBF, Antônio Nunes de Lima, e todos os funcionários e colaboradores da entidade. Parabéns, campeão!

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics