Alegria e solidariedade

06/04/2017 às 14:38 | Assessoria CBF

CBF Social tem passagem marcante por Brasília

O CBF Social passou três dias na capital do país: Brasília (DF). A estadia foi marcante, com eventos técnicos e sociais que promoveram a união da prática do futebol a atividades profissionais. O início foi na sexta-feira (31) com o Workshop CBF + Saúde. 

No Centro de Convenções Ulisses Guimarães, os projetos e perspectivas da Federação de Futebol do Distrito Federal foram apresentados por Daniel dos Santos Vasconcelos, vice presidente da Entidade, na abertura. Diogo Netto, Gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Confederação Brasileira de Futebol, também fizeram parte do protocolo de boas vindas aos participantes. Em seguida, o doping no futebol foi o tema apresentado por Osni Jacó da Silva. Jorge Roberto Pagura, Presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol da CBF, falou sobre concussão cerebral no Futebol.

Após intervalo, o evento continuou com a apresentação do projeto de implementação do Programa de Prevenção de Lesões FIFA 11+ nos Centros Olímpicos do Distrito Federal. Dr. Paulo Lobo, Diretor do Departamento de Medicina Esportiva do Hospital HOME - Centro Médico de Excelência da FIFA e Leila Barros, Secretária de Estado de Esporte, Turismo e Lazer do Governo do DF, conduziram o tema. Na sequência, Rafael Franzini, da ONU-DC, falou sobre o tráfico de crianças e adolescentes no futebol.

Na parte da tarde, Professor Doutor Paulo Henrique Azevêdo, Líder do Grupo de Pesquisa "Gestão e Marketing da Educação Física, Saúde, Esporte e Lazer – GESPORTE, da Universidade de Brasília, falou sobre Gestão profissional e saúde no Esporte. Posteriormente, a avaliação biomecânica do jogador de Futebol foi apresentada pelo fisioterapeuta Felipe Machado, Centro Universitário de Brasília – UniCEUB / Pós Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional e Esportiva. O futebol nos Jogos Escolas entrou em discussão com o Professor André Arantes, Doutorando em Educação Física pela Universidade de Brasília, Docente do curso de Educação Física do UniCEUB. Os direitos da criança e do adolescente foram apresentados pelo Dr. Carlos Nicodemos, membro da Associação de Ex-Conselheiros e Conselheiros da Infância(AECCI). O futebol feminino chegou ao embate com Camila Orlando, Gerente do Capital Feminina. A ex-jogadora falou sobre o projeto que visa atrair atletas para a modalidade em Brasília. Por fim, o Programa de prevenção de lesões nos árbitros da Federação Brasiliense de Futebol foi exibido por Pedro Crema, Projeto UniCEUB de Assistência à Saúde do Atleta / Instituto de Pesquisa e Ensino do Hospital HOME / IPE-HOME.

À noite, os Projetos da Cruz Vermelha com a CBF Social foram apresentados por Luiz Alberto Lemos Sampaio, Presidente da Cruz Vermelha. Walter Feldman, Secretário-Geral da CBF, discorreu sobre os projetos da Entidade. Em seguida, foi feita a apresentação da Seletiva da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, por Marco Aurélio Cunha, Coordenador de Seleções Femininas, Doriva Bueno, Técnico da Seleção Feminina Sub-20, e Luizão, treinador da Seleção Feminina Sub-17 feminina. 

No sábado (1), foi iniciada a Seletiva da Seleção Feminina no Centro de Treinamentos do Brasiliense. Cerca de 100 meninas das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 foram avaliadas pelos membros das comissões técnicas de base da CBF. As melhores seguiram no dia seguinte, no mesmo local, e quem se saiu melhor entrou em um banco de talentos e continuará sendo acompanhada. Caso mantenha o bom desempenho, a jovem poderá ser convocada para a Seleção Brasileira.

A garotada fez a festa no domingo (2) com o Festival de Futebol. No CT do Brasiliense, cerca de 180 meninos e meninas, com idade entre 9 e 13 anos, desenvolveram as atividades divididas em oito ciclos. Com a já conhecida metodologia do CBF Social, a garotada fez exercícios, todos com bola, que tinham como objetivo passar lições de esporte e vida aos participantes. O sorriso no rosto de cada um ao final da atividade definiu o que foi a passagem do projeto por Brasília: um verdadeiro sucesso! 

Leia mais

Nossos patrocinadores