CBF Social em BH: solidariedade e lições da bola

CBF Social em BH: solidariedade e lições da bola

Com eventos técnicos e sociais, projeto uniu a prática do futebol a atividades profissionais, educacionais e solidárias na capital mineira

CBF Social em BH

 Com a vitória por 3 a 0 sobre a Argentina, a Seleção Brasileira fez bonito em Belo Horizonte (MG). Mas a vitória da equipe extrapolou os limites do gramado do Mineirão. Isso porque, quem desembarcou com a Canarinho na capital mineira foi a CBF Social. Com ações técnicas, solidárias e educativas, o Seleção na Minha Cidade deixou alegria e muitos ensinamentos aos jovens, acadêmicos e profissionais da região.

Diogo Netto, Gerente de Desenvolvimento Técnico, responsabilidade social e sustentabilidade da CBF, fez um balanço sobre as atividades desenvolvidas. Para ele, a passagem pela capital mineira foi um sucesso.

– Estamos muito felizes com os resultados que alcançamos. Várias crianças tiveram oportunidades, professores participaram de Workshops do mais alto nível, crianças foram ao treino da Seleção, doamos a camisa autografada, fizemos o Festival de futebol com mais de 200 crianças participando... Ou seja, é uma alegria imensa e, mais do que isso, é muito bom saber que estamos fazendo algo a longo prazo. Algo que vai marcar o futebol brasileiro – destacou. 

Na segunda-feira (7), foi realizada a primeira ação. Sessenta crianças e adolescentes do projeto "Bom na bola, bom na vida" acompanharam todos os lances do primeiro treino da Seleção Brasileira na capital mineira de bem perto, da arquibancada central do Estádio Independência. Usando os coletes da CBF Social, a garotada cantou para os ídolos, fez a festa com o mascote Canarinho e, alguns felizardos, ainda ganharam bolas oferecidas pelos atletas.

No dia seguinte, o embaixador do projeto na capital mineira, Reinaldo, foi ao Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social) e fez a entrega de uma camisa da Seleção Brasileira autografada por ele e todos os jogadores convocados pelo técnico Tite para os jogos contra Argentina e Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Rússia 2018. A instituição, que é uma associação civil sem fins lucrativos criada pelo governo de Minas Gerais há mais de seis décadas, trabalha em parceria com poder público, setor privado e sociedade civil para realizar programas, projetos e ações que complementem as políticas públicas de desenvolvimento social. A peça será leiloada para adquirir recursos para os atuais e futuros projetos desenvolvidos. 

A quarta-feira (9) foi o dia reservado para a realização dos Workshops CBF Social. No auditório da OAB/MG, com mais de 250 presentes, o tema abordado no período da manhã foi o futebol na infância e adolescência. Diogo Netto, Gerente de Desenvolvimento Técnico, responsabilidade social e sustentabilidade da CBF, o ex-atacante Reinaldo, Walter Feldman, secretário geral da CBF, o ortopedista Fabricio Bertolini (Atlético-MG e Seleção sub-20), o médico Walace Espada (Cruzeiro e Seleção sub-17) e o fisioterapeuta Bruno Leite (Atlético-MG e Seleção sub-17), além de professores universitários, compartilharam suas experiências com acadêmicos e profissionais da área. Representante da Cruz Vermelha MG, Cristiane Monteiro abordou o tema estádios amigáveis.

Após o tema, um momento importante na passagem do CBF Social pela capital mineira: foi assinado, por Walter Feldman, o termo de cooperação do projeto com a Associação de Ex-Conselheiros e Conselheiros da Infância (AECCI). A parceria entre as instituições representa uma aproximação entre o futebol e a formação dos jovens brasileiros. O secretário geral da CBF definiu a ação como um momento "importante para o futebol brasileiro".

Na parte da tarde, o tema foi o CBF + Saúde, com foco na medicina esportiva. Com a abertura de Jorge Pagura, presidente da Comissão Nacional de Médicos de Futebol da CBF, representantes dos departamentos médicos de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro e da Seleção Olímpica, que conquistou o ouro na Rio 2016, a apresentação contribuiu para agregar conhecimento a jovens acadêmicos e especialistas da área. Os principais assuntos abordados foram a avaliação pré-participação nas categorias de base da Seleção Brasileira, programa de prevenção de lesões Fifa 11+, concussão cerebral no futebol, uso de substâncias proibidas, organização do departamento médico, maratona de jogos, particularidades do futebol feminino e fisiologia. 

Na quinta-feira (10), dia do jogo, foi promovido o Festival de Futebol, no Sesc Venda Nova, pela manhã. Cerca de 280 meninos e meninas, com idade entre 9 e 13 anos, integrantes de projetos sociais e escolas públicas da região, desenvolveram atividades sob o comando e orientações de profissionais de Educação Física da região e outros estados convidados pela CBF. Os exercícios, todos com bola, foram desenvolvidos no dia anterior, após o Workshop que apresentou o tema futebol na infância e adolescência, e passaram não só um aprendizado esportivo, mas também uma lição para vida aos jovens. Diogo Netto, Walter Feldman e o embaixador Reinaldo participaram do evento. O mascote da Seleção Brasileira, Canarinho, também esteve presente e interagiu bastante com a garotada.

No período da tarde, a CBF Social promoveu um dia especial aos meninos e meninas da Associação Beneficente Cantinho do Bebê, localizada no bairro de Serra, em Belo Horizonte (MG). O mascote Canarinho visitou a sede do projeto social e levou alegria aos pequeninos. Cada uma das cerca de 40 crianças, que têm de um a quatro anos, recebeu um Canarinho de pelúcia e brincou bastante com o mascote. A garotada não sabia da ação e, quando o Canarinho apareceu no pátio, a comoção foi enorme. 

Antes da bola rolar para Brasil e Argentina, no Mineirão, 25 crianças de projetos sociais participaram do protocolo de entrada das duas equipes em campo. Outros 50 meninos e meninas da rede pública de ensino assistiram ao jogo gratuitamente. Belo Horizonte ficará marcada na história da CBF Social. Inesquecível!

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics