Raphael Luz: protagonista do Milagre do Pantanal

Raphael Luz: protagonista do Milagre do Pantanal

Com três gols na final, o camisa 10 deu o título improvável ao Dourado em 2015

Raphael Luz - Cuiabá

Raphael Luz - Cuiabá

Créditos: Pedro Lima / Cuiabá EC

Raphael Luz - Cuiabá x Remo

Raphael Luz - Cuiabá x Remo

Créditos: Pedro Lima / Cuiabá EC

Raphael Luz - Cuiabá x Remo

Raphael Luz - Cuiabá x Remo

Créditos: Pedro Lima / Cuiabá EC

O apito final do árbitro no Mangueirão decretou o placar do jogo de ida: 4 a 1. O Cuiabá caíra diante do Remo nos primeiros noventa minutos da final da Copa Verde 2015. A equipe mato-grossense desceu para o vestiário com o sentimento de que o sonho do título estaria mais distante. Só uma vitória por quatro gols de diferença na Arena Pantanal poderia dar o título inédito ao Dourado. Impossível? Não com um herói improvável em campo: o predestinado Raphael Luz.

Em entrevista ao site da CBF, o camisa 10 do Cuiabá na campanha do título da Copa Verde 2015 lembrou que a conquista do Campeonato Mato-Grossense motivou o Dourado na decisão da Copa Verde. Ainda assim, o mal resultado em Belém ainda assombrava os atletas cuiabanos. 

– Foi um susto muito grande, porque perdemos uma final de 4 a 1, sendo que tínhamos disputado o campeonato todo tomando poucos gols. A volta para casa foi muito triste, porque, de momento, a gente achava que não tinha condições de reverter. O Remo era uma equipe muito boa – recordou Raphael.

Na subida para o gramado da Arena Pantanal, na noite da grande final, os jogadores encontraram as arquibancadas com os torcedores acreditando na virada. Fez toda a diferença.

– Foi sensacional. Foi muito bom a torcida comparecer e isso foi o que mais ajudou. Eles acreditaram. A gente tinha que acreditar mais – lembrou o camisa 10.

Com uma arena inteira a favor, o Cuiabá fez o que precisava já no primeiro tempo. Com dois gols de Raphael Luz e um de Nino Guerreiro, o Dourado encerrou a primeira etapa com 3 a 0 no marcador, suficiente para ser campeão. Era o inesperado se tornando realidade.

No intervalo, Luz precisou levar três pontos na cabeça, por conta de uma pancada no início do jogo. Na volta para a etapa final, o jogador passou mal, chegou a vomitar, e o médico do clube pediu substituição. Sabendo de sua importância, Raphael pediu para ficar. Garantiu que ia decidir o título.

E decidiu. Com mais um gol, logo no início do segundo tempo, foi o protagonista da goleada por 5 a 1 em cima do Remo. Era o Milagre de Cuiabá.

Hoje no Paysandu, Raphael Luz vai ter a chance de conquistar a Copa Verde pela segunda vez, título inédito para o Papão da Curuzu. A fase preliminar da Copa Verde começa no dia 6 de fevereiro, mas o time paraense só estreia no dia 9 de março, na primeira fase da competição.

Confira a tabela completa da Copa Verde 2016

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics