Santa Cruz é campeão da Copa do Nordeste 2016

Santa Cruz é campeão da Copa do Nordeste 2016

Com vitória por 2 a 1 na ida, Tricolor fica no 1 a 1 com o Campinense neste domingo (1) e garante a taça. Gol do título foi marcado pelo atacante Arthur

Arthur, autor do gol do título do Santa Cruz Arthur, autor do gol do título do Santa Cruz
Créditos: Antônio Melcop/Santa Cruz

Acabou a espera. Após cair duas vezes nas semifinais, em 2002 e 2014, o Santa Cruz conquistou a Copa do Nordeste pela primeira vez em sua história. O Tricolor das Multidões, que havia vencido o jogo de ida por 2 a 1, no Arruda, empatou em 1 a 1 com o Campinense neste domingo (1), no Amigão, em Campina Grande (PB), e garantiu a taça do Nordestão. O Time do Povo saiu atrás, sofrendo o gol já na etapa final, mas Arthur, aos 33 minutos, deixou tudo igual e levou o título para Pernambuco.

Mesmo em vantagem e fora de casa, o Santa Cruz começou tomando a iniciativa ofensiva da partida. Ainda no primeiro minuto, Grafite arrancou do meio-campo e, ao se aproximar da área, foi derrubado: falta. Na cobrança, o lateral Tiago Costa bateu por cima do gol, levando muito perigo ao goleiro Gledson. O Campinense, por sua vez, respondeu com Roger Gaúcho, aos 18. O camisa 10 ficou frente a frente com Tiago Cardoso, mas chutou para fora. Oito minutos mais tarde, Grafite, que marcou o gol da vitória no jogo de ida, teve chance de balançar a rede novamente nesses 180 minutos de decisão. Arthur fez boa jogada pela direita e cruzou para a área. Na cara do gol, o camisa 23 errou o alvo e desperdiçou uma oportunidade incrível.

Se no primeiro tempo não houve muitas chances, os últimos 45 minutos (mais três de acréscimo) da Copa do Nordeste de 2016 compensaram com muita emoção. E o Santa começou melhor novamente. Aos dois, Arthur recebeu na área e bateu cruzado. A bola chegou a balançar a rede, mas pelo lado de fora. Vinte e três minutos depois, a Raposa abriu o placar. Rodrigão tabelou com Pitbull e, mesmo no meio de três marcadores, bateu no canto esquerdo do goleiro adversário e colocou o time na frente. Foi o 17º gol dele na temporada, que o manteve como maior goleador do Brasil na atualidade e artilheiro da Copa do Nordeste, com 9 gols. Além das conquistas individuais, o camisa 9 dava o título ao Campinense. Aos 33 minutos, no entanto, Keno pedalou para cima de Negretti e cruzou para a área. O atacante Arthur errou o alvo na primeira, mas pegou o rebote e deixou tudo igual: 1 a 1. Após sofrer o gol, os paraibanos ainda tentaram a virada, que levaria a decisão para os pênaltis, mas o Tricolor pernambucano se defendeu bem e garantiu o primeiro título do Nordestão dos 102 anos de sua história.

A conquista garante o Santa Cruz nas duas próximas edições da Sul-Americana, em 2016 e 2017. O Tricolor das Multidões volta a campo já nesta quarta-feira (4), no Arruda, às (21h45 de Brasília), pelo jogo de ida da final do Campeonato Pernambucano.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser