História da competição

09/03/2017 às 10:51 | Assessoria CBF

Vasco e Vitória repetem duelo pela Copa do Brasil

Créditos: Felipe Oliveira/EC Vitória

Adversários na Terceira Fase da Copa do Brasil, Vasco e Vitória já se encontraram outras três vezes na história da competição. Por enquanto, o retrospecto é favorável aos baianos: foram duas classificações para o Leão. Nesta quinta-feira (9), o Vasco recebe o Vitória em São Januário, às 19h15, tentando mudar essa estatística.

O primeiro duelo entre os dois foi logo na primeira edição da Copa do Brasil, em 1989. O Vitória, que tinha um ataque formado por Vivinho, Sorato e Sonny Anderson, não conseguiu alterar o placar no jogo de ida, em Salvador. Na volta, o Leão surpreendeu e venceu com gols de Hugo e Marquinhos.

Após 20 anos, os dois voltaram a se enfrentar. Mas, dessa vez, o final foi diferente. No jogo de ida, goleada vascaína por 4 a 0 em São Januário, com gols de Carlos Alberto, Elton, Paulo Sérgio e Nilton. No Barradão, Neto Baiano até ensaiou uma reação do Vitória, mas Elton empatou e deu números finais ao jogo: 1 a 1.

O último duelo entre os dois clubes pela Copa do Brasil foi no ano seguinte, em 2010. A primeira partida foi na capital baiana e terminou com triunfo rubro-negro por 2 a 0, gols de Renato e Neto Berola. Em São Januário, o Vasco contou com noite muito inspirada de Philippe Coutinho para tentar a reação. Com uma assistência do craque, o Cruzmaltino venceu por 3 a 1, mas acabou eliminado pelo critério de desempate. Os gols foram marcados por Magno, Ramon e Carlos Alberto, para o Vasco, e Viáfara, para o Vitória.

Resta saber quem sairá vencedor desse novo capítulo de Vasco e Vitória na Copa do Brasil. Tudo começa nesta quinta, no Rio de Janeiro. 

Leia mais

Nossos patrocinadores