São Paulo x ABC: reencontro após 45 anos

São Paulo x ABC: reencontro após 45 anos

Equipes se enfrentaram na 2ª rodada da Primeira Fase do Brasileirão de 1972, com vitória do Tricolor Paulista por 3 a 0, e medem forças nesta quarta (8)

Arte SP x ABC Arte SP x ABC
Créditos: Rubens Chiri/São Paulo; Andrei Torres/ABC

Um jogo oficial e uma vitória tricolor por 3 a 0. Este é o retrospecto entre São Paulo e ABC, que medem forças na Terceira Fase da Copa do Brasil nesta quarta-feira (8), às 19h30 (de Brasília), no Morumbi. As imagens em preto e branco dos jornais da época contrastam com a lembrança que permanece viva no imaginário dos torcedores são-paulinos e abecedistas. No dia 13 de setembro de 1972, no Brasileirão daquela temporada, o Tricolor foi até Natal, no Rio Grande do Norte, enfrentar o Alvinegro Potiguar no Estádio Castelo Branco, o Castelão. O clube paulista vinha de derrota por 2 a 0 para o Grêmio, em Porto Alegre, na estreia da competição, enquanto ABC e CRB não saíram do zero.

Com a torcida a seu favor, o Mais Querido pressionou desde o início do duelo, com as investidas de Alberi, mas esbarrava numa defesa sólida e no bom desempenho do goleiro são-paulino Vanderlei. O volume de jogo do ABC durou até os 29 minutos, quando Paulo recebeu na área, deslocou o goleiro Tião e estufou as redes para abrir o placar para o Tricolor Paulista. O goleiro paulista precisou trabalhar no final do primeiro tempo, evitando chance clara de gol de Libanio antes do final do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, brilhou a estrela do uruguaio Pedro Rocha. Logo aos cinco minutos, o atacante jogava um balde de água fria no ABC marcando o segundo gol do clube paulista, com um chute rasteiro no canto do goleiro abecedista. O São Paulo passou a dominar as ações do jogo, enquanto Pedro resolveu dar números finais à partida: aos 22, o avançado do Tricolor Paulista mandou um chute no ângulo direito de Tião, fazendo o segundo dele e o terceiro do São Paulo no duelo. Naquela edição do torneio, o ABC terminou na 24ª posição, com 15 pontos, enquanto o Tricolor Paulista terminou sua participação na segunda fase da competição, ficando em segundo no Grupo 2 atrás do Palmeiras, que sagrou-se campeão brasileiro em cima do Botafogo.

Nesta quarta-feira, os clubes se reencontram no Morumbi após 45 anos, agora pela Copa do Brasil, em confronto inédito. Na fase anterior, o ABC eliminou o Audax-SP nos pênaltis por 4 a 1 após empate por 1 a 1 no tempo normal, enquanto o São Paulo bateu o PSTC-PR por 4 a 2, em Londrina. A melhor campanha do Tricolor Paulista na competição foi o vice-campeonato em 2000, diante do Cruzeiro, enquanto o clube potiguar caiu nas quartas de final para o Cruzeiro. 

Confira todos os confrontos da Terceira Fase da Copa do Brasil

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics