Palmeiras, campeão da Copa do Brasil de 1998

Palmeiras, campeão da Copa do Brasil de 1998

Na décima edição da competição, o Verdão levou a melhor entre os 42 times participantes e sagrou-se campeão pela primeira vez. Relembre!

Palmeiras, campeão Copa do Brasil 1998 Palmeiras, campeão Copa do Brasil 1998
Créditos: Divulgação/Site oficial do Palmeiras

Em 1998, Palmeiras e Cruzeiro reeditaram a final da Copa do Brasil de dois anos atrás e, desta vez, o Verdão levou a melhor diante da Raposa e conquistou o primeiro título da competição de sua história. Entre os 42 participantes, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari garantiu o título e teve Paulo Nunes como goleador do time, com cinco gols marcados, ficando atrás dos artilheiros Romário (Flamengo) e Luizão (Vasco), que fizeram seis gols cada.

O início do Palmeiras na competição foi na fase preliminar, onde venceu o CSA/AL por 1 a 0, na ida, e 3 a 0 em casa. Na etapa seguinte, empatou em 1 a 1 com o Ceará, no Castelão, e goleou por 6 a 0 no Parque Antarctica. O adversário das oitavas foi o Botafogo, onde perdeu por 2 a 1 no primeiro jogo e venceu por 1 a 0 em casa – avançando pelo critério de desempate de gols marcados fora. O clássico entre Palmeiras e Santos marcou a semifinal. O Verdão se classificou após empate em 1 a 1 em casa, e 2 a 2 na Vila Belmiro.

A grande decisão foi diante do Cruzeiro, assim como em 1996, quando o time mineiro ficou com o título. Dessa vez, o Palmeiras conseguiu um virada histórica e levantou a taça. Na ida, no Mineirão, o Verdão perdeu por 1 a 0. No confronto decisivo, em São Paulo, o time alviverde abriu o placar logo aos 12 minutos do primeiro tempo, depois de um cruzamento de Oséas e conclusão de Paulo Nunes. O jogo se encaminhava para os pênaltis até que, aos 44, Zinho cobrou falta da intermediária em direção ao canto direito da meta do Cruzeiro. O goleiro Paulo César fez a defesa parcial, mas não evitou o rebote de Oséas: 2 a 0. O gol improvável do centroavante ficou marcado na história do clube paulista, que conquistava pela primeira vez o título da Copa do Brasil.

Relembre a trajetória do campeão:

FASE PRELIMINAR
27 de janeiro - CSA/AL 0 x 1 Palmeiras - Rei Pelé
1 de fevereiro - Palmeiras 3 x 0 CSA - Parque Antarctica

1ª FASE
10 de fevereiro - Ceará 1 x 1 Palmeiras - Castelão
19 de fevereiro - Palmeiras 6 x 0 Ceará - Parque Antarctica

OITAVAS DE FINAL 
10 de março - Botafogo 2 x 1 Palmeiras - Maracanã
24 de março - Palmeiras 1 x 0 Botafogo - Parque Antarctica

QUARTAS DE FINAL
7 de maio - Sport 0 x 2 Palmeiras - Ilha do Retiro
12 de maio - Palmeiras 1 x 1 Sport - Parque Antarctica

SEMIFINAL
19 de maio - Palmeiras 1 x 1 Santos - Parque Antarctica
23 de maio - Santos 2 x 2 Palmeiras - Vila Belmiro

FINAL

26 de maio - Cruzeiro 1 x 0 Palmeiras - Mineirão
30 de maio - Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro - Morumbi

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics