Avaí reverte desvantagem em casa e avança

Avaí reverte desvantagem em casa e avança

Catarinenses fazem placar necessário e passam para segunda fase. América-MG, Operário (PR), Aparecidense (GO) e Fortaleza também conquistam classificação

William, Avaí William, Avaí
Créditos: Frederico Tadeu / Avaí

Quatro partidas iniciadas às 19h15 (de Brasília) deram o pontapé inicial na noite de Copa do Brasil nesta quinta-feira (28). América-MG, Operário (PR), Aparecidense (GO) e Avaí conquistaram a classificação e terminaram o dia rindo à toa. Um pouco mais, às 20h (de Brasília), o Fortaleza bateu o Imperatriz (MA) e também confirmou o passaporte para segunda fase da competição.

No Heriberto Hulse, o Operário (PR) entrou em campo com a vantagem obtida no jogo de ida com a vitória por 2 a 1. Precisando do resultado positivo, o Criciúma começou o duelo partindo para cima. A pressão deu certo e, logo aos nove minutos, Elvis abriu o placar após cruzamento de Roberto. O time da casa continuou na ofensiva, mas esbarrava no goleiro Juninho. Na etapa final, o Tigre manteve o ritmo e continuou em cima, mas seguiu com os mesmo problemas na hora da finalização. Se antes era só defesa, o Fantasma paranaense melhorou no ataque após a entrada do sérvio Marko Perovic. E o gringo precisou apenas de nove minutos em campo para garantir a classificação de sua equipe à segunda fase da Copa do Brasil. Aos 30 minutos, o meia recebeu de Washington, driblou o marcador e botou a bola no cantinho: 1 a 1. Cinco minutos depois, os catarinenses tiveram a chance de marcar o segundo e evitar a eliminação, levando a decisão para os pênaltis, mas Raphael Silva tocou de cabeça por cima do gol. Na próxima fase, o Operário (PR) vai enfrentar quem passar do confronto paraense entre Paysandu e Independente.

América-MG e Red Bull Brasil não economizaram em gols no Independência. Após o empate em 1 a 1 no jogo de ida, em Campinas (SP), o Coelho precisava apenas do 0 a 0. Logo aos 40 segundos, a equipe mineira aumentou a vantagem, quando Alisson, de cabeça, abriu o placar. No segundo tempo, aos três minutos, Borges aproveitou cruzamento de Tony e ampliou. Parecida que as coisas seriam tranquilas, mas logo depois, aos seis, Edmílson descontou e recolocou o time paulista na disputa. Quando a situação começava a ficar crítica para o América, aos 19 minutos, Osman aproveitou cruzamento da direita e deixou a equipe com dois gols de vantagem novamente. Dezessete minutos depois, Willian Magrão marcou para o Red Bull, mas já não havia mais fôlego para buscar o empate. Vitória mineira por 3 a 2 e Coelho classificado para próxima fase, onde vai enfrentar o Bahia.

Por conta da derrota por 2 a 0 no jogo de ida, o Sport entrou no gramado da Ilha do Retiro sem muitas esperanças. Logo aos 19 minutos, Mateus Magro recebeu livre na área e usou a canhota para abrir o placar para a Aparecidense e deixar a situação do Leão ainda mais complicada. Quinze minutos depois, Diego Souza aproveitou cruzamento da esquerda e deixou tudo igual. Nos 45 minutos finais, o Rubro-Negro tinha de marcar mais três vezes para avançar. Não conseguiu e ainda sofreu o segundo. Aos 17, Clayson Salles marcou em cobrança de falta e garantiu a vitória goiana por 2 a 1 e a classificação à segunda fase da Copa do Brasil. O adversário do Camaleão será o Ypiranga (RS).

Diferentemente do Sport, o Avaí conseguiu sair de uma situação ruim e buscou a classificação. Na Ressacada, o Leão entrou em campo partindo para cima do Operário (MT). Aos 23 minutos, Deivisson derrubou Lucas Fernandes dentro na área: pênalti. William cobrou e abriu o placar em um primeiro tempo sem muitas chances claras para os dois lados. Na etapa final, mais pressão catarinense, com o goleiro Hailson salvando o Operário. Mas, aos 12 minutos, William conseguiu superar o arqueiro adversário novamente, desta vez com a bola rolando. O atacante aproveitou cruzamento da direita e cabeceou com força. Hailson fez grande defesa, mas a bola bateu em Jeanzinho e entrou. Com o placar necessário, o time da casa controlou bem a vantagem e segurou o resultado até o apito final do árbitro. O adversário na próxima fase será o Bragantino.

No Castelão, o Fortaleza entrou em campo precisando apenas segurar o 0 a 0, por conta do 1 a 1 fora de casa na ida. A equipe, no entanto, começou partindo para cima do Imperatriz (MA) com tudo. Logo aos dez minutos, Dudu acertou a trave e quase abriu o placar. Dezenove minutos depois, Pio cobrou falta no cantinho e abriu o placar. No lance seguinte, Yerien teve boa chance para deixar tudo igual, mas bateu para fora. A partir daí, domínio total do Leão do Pici, que seguiu até o fim do jogo. Já no segundo tempo, aos 17, nova cobrança de falta bem aproveitada. Jean Mota usou a categoria para botar a bola no fundo da rede e sacramentar a classificação para segunda fase. O adversário será o Flamengo.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics